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Educação e Carreira Sábado, 05 de Novembro de 2022, 15:21 - A | A

Sábado, 05 de Novembro de 2022, 15h:21 - A | A

Coluna Educação e Carreira

Black Friday: como o atendimento pode fidelizar clientes e alavancar as vendas

Por Débora Ramos

Da coluna Educação e Carreira
Artigo de responsabilidade do autor

É preciso ter visão para usufruir do período de promoção com inteligência e garantir que os resultados durem mais tempo

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Muita gente passa o ano inteiro esperando chegar novembro, e não é por conta da primavera, mas da Black Friday, que já está virando tradição no calendário brasileiro também. As empresas se preparam para a ocasião com bastante antecedência, para conquistar novos clientes e também dar um up no faturamento. Mas é preciso ter visão para usufruir da promoção com inteligência e garantir que os resultados durem mais do que um dia apenas. O segredo para isso está no bom atendimento, capaz de fidelizar clientes por longos períodos.

Em 2022, a Black Friday acontecerá no dia 25 de novembro, e deve movimentar o setor varejista com descontos, condições especiais e ofertas exclusivas. A expectativa dos lojistas é que as vendas deste ano superem 2021. Nos últimos anos, já se tornou o segundo maior período de vendas do ano em faturamento e volume de vendas, atrás apenas do Natal.
 
O poder do bom atendimento
Quando um cliente chega à loja, ele já foi impactado com o preço. O que falta para ele fechar a compra são as condições de pagamento e o atendimento. Porém a forma como foi atendido é uma variável capaz de fazê-lo voltar. Um bom atendimento é capaz de resolver o problema do cliente com agilidade, de forma cordial e encantadora, superando suas expectativas.

Um bom atendimento ao cliente é capaz de fortalecer ou destruir a imagem da empresa. Em tempos de Black Friday, o movimento pode triplicar, e não dá para falhar no atendimento. Por isso, o foco deve ser um suporte eficiente e efetivo. Nas redes sociais, a regra é a mesma: evite deixar o cliente sem resposta e não estabeleça prazos que não pode cumprir.

Agilidade e transparência
Aquela conversa, no estilo “papo de vendedor", afasta o cliente a léguas de distância. Então, além de agilidade e simpatia, um bom atendimento precisa prezar pela transparência. Para ajudar no atendimento pelo WhatsApp, o WhatsApp Business é uma excelente ferramenta, que agiliza o processo, com informações relevantes ao cliente e a possibilidade de programação de respostas automáticas.

É importante treinar a equipe para gestão de crises, tanto presenciais como em redes sociais. Não deixar de responder a ninguém, ser cordial e também verdadeiro nas respostas. Uma mentira contada nas redes sociais pode arruinar a reputação de uma marca.

A força do pós-venda
É uma péssima experiência quando o cliente compra algo na Black Friday, este produto dá um defeito e o pós-venda da loja é péssimo. O mesmo acontece com quem adquire um serviço na promoção e descobre depois que o atendimento não é bom. Pior do que alguém que não consome o produto ou serviço de um negócio, é aquele que não recomenda. Por isso, de nada adianta focar no preço e se esquecer do pós-venda.

É importante prestar um ótimo atendimento, sem cair no esquecimento do consumidor. Por isso, é fundamental estar sempre na lembrança do cidadão como referência e indicação no ramo de atuação. Para isso, as redes sociais são uma excelente ferramenta de aproximação, além de pesquisas de opinião, atendimento afetivo e programas de fidelidade.

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