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Carreiras relacionadas a atendimento ao cliente estão em alta

Por Débora Ramos

Da coluna Educação e Carreira
Artigo de responsabilidade do autor

Pesquisas apontam que o crescimento de vagas do setor continuará pelos próximos anos

iStock

ColunaEducaçãoECarreira

As exigências do mercado de trabalho estão sempre acompanhando os avanços tecnológicos e a mudança apresentada nas diferentes áreas. A maneira como cada profissão era executada sofreu um grande impacto com o crescimento de processos automáticos, exigindo que proficiências relacionadas a essa área estejam presentes nos currículos profissionais.

A tecnologia abalou profundamente o processo de Customer Experience, que consiste na relação entre cliente e empresa durante todo o período em que eles estão em contato, demandando que todas as etapas de atendimento ao cliente passassem por adaptações. Novos cargos foram criados para atender a nova demanda, e certos tipos de profissionais presenciaram a ascensão da demanda.

Um panorama com as 15 profissões emergentes em 2020 foi exibido pelo LinkedIn Brasil, com base em dados de usuários de perfil público dos últimos cinco anos. De todas as profissões mapeadas na lista, nove estão diretamente relacionadas à tecnologia da informação, como engenheiro(a) de cibersegurança, que apresentou 115% de crescimento anual, e especialista em sucesso do cliente, com 79% de crescimento.

Outra pesquisa, realizada pelo SENAI (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial), apresenta uma projeção semelhante. No estudo “Mapa do Trabalho Industrial 2019-2023”, as ocupações relacionadas a planejamento, programação e controles logísticos terão uma taxa de 17,3% de crescimento até 2023, mostrando que a área continuará em alta pelos próximos anos. Outros cargos relacionados a processos robotizados e pesquisadores de engenharia e tecnologia também apresentarão crescimento.

O cenário é resultado de uma mudança no processo de prestação de serviço, evidenciando como o ambiente online impacta a visão de potenciais clientes sobre a marca, assim como a fidelização de quem já adquiriu o serviço. Além disso, a otimização dos portais, a interação nas redes sociais e a resolução de problemas também exigem profissionais qualificados, aumentando a demanda de pessoas familiarizadas com a área.

Para quem trabalha em outros setores, é importante se atualizar quanto às novas formas de entregar um produto, já que a tecnologia tende a impactar os mais diferentes níveis de produção. Áreas de comunicação e marketing, por exemplo, vêm ganhando novas características no universo digital, com a utilização de termos e estratégias voltados à comunicação online e à manutenção da relação com o cliente.

 

 



 


 

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