Campo Grande Sexta-feira, 19 de Abril de 2024


Educação e Carreira Sábado, 30 de Janeiro de 2021, 12:32 - A | A

Sábado, 30 de Janeiro de 2021, 12h:32 - A | A

Coluna Educação e Carreira

Como se organizar para prestar mais de um concurso em 2021

Por Débora Ramos

Da coluna Educação e Carreira
Artigo de responsabilidade do autor

Depois de um 2020 com poucos processos seletivos, esperança é de que 2021 abra muitos editais em todo o Brasil

Divulgação

ColunaEducaçãoECarreira

A grande porta de muitos brasileiros para o emprego dos sonhos é o concurso público. Além da estabilidade de uma carreira pública, esses cargos costumam oferecer bons salários, e muitas pessoas buscam essa oportunidade para alavancar suas carreiras ou mudar de vida profissional.

Muitos concursos foram cancelados em 2020 por conta das restrições impostas pela pandemia, mas, com as esperanças voltadas para as campanhas de vacinação, muitos editais já abriram em 2021. Entre os processos seletivos mais comentados estão os tradicionais exames da Receita Federal e o concurso público do Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro - TCE RJ, com salários que ultrapassam R$ 10 mil.

A decisão de começar a se dedicar para um concurso público vem acompanhada de diversas dúvidas, que podem levar o futuro servidor a postergar os estudos ou até mesmo desistir do seu sonho antes de ter tentado. Estudar para concursos não é uma tarefa fácil. É um comprometimento de longo prazo que exige disciplina, foco e organização.

Para obter bons resultados, o ideal é focar em uma área e estudar para os concursos conectados a ela. Com organização e uma boa rotina de estudos, é possível se preparar para prestar mais de um concurso ao mesmo tempo.

Dicas de como se organizar para prestar mais de um concurso em 2021
Deixar para iniciar os estudos apenas quando o edital é publicado é um grande erro, principalmente para quem deseja realizar mais de uma prova. Olhar os editais dos anos anteriores e estudar a partir deles pode ser uma boa ideia. Assim que os certames são publicados, é importante avaliar os documentos atentamente, anotando as principais informações de cada edital separadamente, evitando confusões.

Criar um cronograma de estudos pautado nas datas das provas pode te ajudar a organizar melhor a sua rotina. Quando os concursos são na mesma área, isso é mais simples, já que não existe necessidade de se dedicar a mais de um conteúdo por vez. Se as áreas são diferentes, basta estudar as disciplinas em comum e, posteriormente, estudar as matérias específicas. Um cronograma de estudos para cada concurso é o mais recomendado. Ter anotado em seu cronograma os prazos para as inscrições também é essencial.

Mesmo sendo da mesma área, as provas são diferentes, seja em níveis de dificuldade ou nas questões e no estilo da prova. Analisar as provas dos anos anteriores de cada concurso e a banca que irá avaliar os concursos que você pretende prestar pode ser o diferencial que irá fazer você se destacar.

 

 



 


 

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS