Campo Grande Sexta-feira, 03 de Maio de 2024


Educação e Carreira Sábado, 12 de Novembro de 2022, 15:48 - A | A

Sábado, 12 de Novembro de 2022, 15h:48 - A | A

Coluna Educação e Carreira

Como trabalhar com entregas: dicas de como atuar nesse mercado em expansão

Por Débora Ramos

Da coluna Entrelinhas da Notícia
Artigo de responsabilidade do autor

Com o crescimento do e-commerce, o setor de logística oferece uma série de oportunidades

iStock

ColunaEducaçãoECarreira

O setor de logística e transporte de mercadorias cresce a todo o vapor. As compras online impulsionam essa área. Os consumidores estão cada vez mais exigentes e demandam frete rápido das mercadorias compradas. Já que uma entrega rápida e eficiente conquista tanto as empresas que precisam levar os produtos aos clientes quanto o consumidor final ao receber o que compra.


Com essa alta na demanda de entregas, muitas pessoas podem pensar em iniciar seus negócios nesse campo para um retorno quase certo do investimento. Pois, são diversas especialidades de entrega que as pessoas necessitam, desde os menores itens como um envelope quanto os maiores, como os móveis e eletrodomésticos para a casa.


O ideal é identificar um nicho na área de entregas para atuar. As distâncias também podem mudar a forma como se trabalha. É preciso entender a infraestrutura necessária para começar a atuar e também como fazer a precificação que envolve o pagamento de colaboradores, combustível e demais gastos envolvidos.


A burocracia também deve ser colocada em foco. Para despachar cargas nos serviços rodoviários, por exemplo, é fundamental operar com o Código Identificador da Operação de Transporte (CIOT) que é usado para identificar os objetos transportados pelo Brasil. Ele é regulamentado pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).


É preciso também pensar nos riscos envolvidos como acidentes de trânsito, condição do tempo e outros problemas que podem ocorrer e atrasar a entrega. Além do espaço para oportunidade e crescimento na área, faz-se necessário planejar como lidar com situações desfavoráveis que podem acontecer.


A tecnologia é outro fato fundamental a ser usado e explorado. Dessa forma, ferramentas que calculam o frete de maneira fácil e ágil podem conquistar empresas que necessitam levar seus produtos a seus clientes. Hoje em dia também há diversas formas de otimizar as rotas para que haja o melhor aproveitamento de tempo e economia de combustível.


Há também os profissionais que querem trabalhar como autônomos oferecendo seus serviços através de plataformas já existentes. É possível fazer o cadastro em aplicativos de entregas que conectam esses profissionais às empresas que necessitam que seus produtos cheguem ao cliente.


Existem diversas formas de começar no mundo das entregas. Esse é um mercado em expansão que oferece diversas oportunidades. Dá para trabalhar como MEI ou abrir uma empresa, dependendo do tamanho do negócio, podendo começar mesmo com um carro particular e aumentar a frota à medida que os negócios começam a se tornarem promissores.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS