Campo Grande Sexta-feira, 19 de Abril de 2024


Educação e Carreira Terça-feira, 01 de Março de 2022, 12:32 - A | A

Terça-feira, 01 de Março de 2022, 12h:32 - A | A

Coluna Educação e Carreira

Como utilizar a nota do Enem no Fies, Sisu e Prouni?

Por Débora Ramos

Da coluna Educação e Carreira
Artigo de responsabilidade do autor

Entenda as diferentes formas de usar a nota do Enem para ingressar em uma faculdade

iStock

ColunaEducaçãoECarreira

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é a principal forma de ingresso dos brasileiros no ensino superior. Atualmente, sua nota é aproveitada tanto por universidades públicas, quanto particulares (para se obter bolsas parciais ou integrais), além dos próprios programas promovidos pelo governo como o Sisu, o Fies e o Prouni. As notas do Enem 2021 foram reveladas de forma adiantada, então os vestibulandos já podem realizar suas inscrições para garantir a matrícula na faculdade dos sonhos.


Para quem ainda é novo no assunto, primeiro é preciso entender como funciona cada programa e para quem é direcionado, já que cada um atende diferentes perfis de estudantes. O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) é o mais popular dos três, já que é algo diretamente ligado ao Enem, então todos que realizaram a prova e não zeraram a redação têm o direito de se inscrever. Através da média alcançada na prova, a plataforma automaticamente calcula em quais universidades públicas o vestibulando foi aprovado, de acordo com as notas de corte e o curso escolhido. A inscrição deve ser realizada no site do Sisu.


O Programa Universidade para Todos (Prouni) também é bastante popular, oferecendo bolsas integrais em faculdades particulares para alunos de baixa renda. Para participar, é necessário ter cursado o ensino médio em escola pública (ou particular com bolsa integral), ter uma renda máxima de três salários mínimos por pessoa da família para bolsas parciais ou um salário e meio para bolsas integrais, além de ter tido uma média de pelo menos 450 pontos no Enem. As inscrições são realizadas no site do Prouni.


Já o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) é uma alternativa para quem não se aplica ao Prouni ou não conseguiu ingressar na faculdade desejada pelo Sisu. Através da nota do Enem (que deve ser mínima de 450, sem zerar a redação), é possível financiar o curso em faculdades particulares sem juros, com a possibilidade de pagar tudo após se formar. Para isso, é necessário ter renda familiar de, no máximo, três salários mínimos por pessoa. As inscrições estão disponíveis no site do Fies.


Agora que você já sabe como funciona o Sisu, o Prouni e o Fies, basta se inscrever naquele que se encaixa mais em sua realidade e se matricular na faculdade desejada. Mas fique atento aos prazos, pois as inscrições ficam disponíveis por tempo limitado.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS