Campo Grande Sábado, 20 de Abril de 2024


Educação e Carreira Domingo, 13 de Fevereiro de 2022, 11:58 - A | A

Domingo, 13 de Fevereiro de 2022, 11h:58 - A | A

Coluna Tecnologia

Confira 3 dicas para evitar o desperdício de água na agricultura

Por Débora Ramos

Da coluna Educação e Carreira
Artigo de responsabilidade do autor

A agricultura cresce a cada ano no Brasil, e investir em medidas para evitar escassez de água vem se tornando essencial

iStock

ColunaEducaçãoECarreira

Um dos setores que mais trazem benefícios para o Brasil é a agricultura, e com ela, vem algumas questões que despertam dúvidas em diversos setores da economia. Por ser um dos maiores produtores agrícolas do mundo, o desafio atual é como saber gerir o consumo de água para adubar diversas áreas de terra nos campos, pois sem o cuidado necessário, o desperdício pode ocorrer.

A preocupação com a preservação dos recursos hídricos é algo relativamente atual; afinal, o desperdício não se discutia antigamente. Desde 2014, diversas cidades sofrem com a falta de água, devido à queda nos reservatórios; portanto, lutar pela diminuição do consumo de água afeta não só a agricultura, como também toda a sociedade de modo geral.

Diversos profissionais buscam alternativas de como adotar práticas mais sustentáveis nas fazendas, mas acabam encontrando dificuldade em encontrar os recursos necessários. Isso ocorre devido à falta de mão de obra qualificada, ou investimento em técnicas obsoletas, o que acaba atrapalhando o desempenho em um mundo mais consciente e preocupado com a escassez.

Diversas técnicas de preservação podem ser adotadas nos terrenos agrícolas, basta adotar algumas medidas e utilizar os equipamentos necessários. Confira algumas dicas para economizar água e evitar a escassez.


Fazer uma irrigação responsável
Apesar de a irrigação ser muito alinhada ao consumo excessivo de água, adotar uma irrigação controlada também ajuda na preservação. O interessante é que se invista em tecnologia, pois atualmente, caso queira  difundir a água das cisternas para diferentes polos, é importante ter um recurso como a motobomba ou algo semelhante.

Outra técnica que pode ser utilizada é o gotejamento, pois ela utiliza tubos que levam a água até a raiz das folhas, aplicando diretamente no solo. Apesar do custo alto inicial, esse sistema é muito interessante.


Armazenar água da chuva
O armazenamento de água da chuva já é uma técnica utilizada em todo o país, sendo bastante popular. Muitos setores como a construção civil se utilizam desse modo para garantir a sustentabilidade nas obras. Para economizar na agricultura, é necessário instalar um sistema que utilize o recurso de armazenagem racionalmente, sempre estando atento à qualidade da água, pois pode ser necessário o uso de sais minerais.


Utilizar novas tecnologias
Hoje, as tecnologias estão para facilitar diversos setores, e na agricultura isso não seria diferente. Algumas lavouras utilizam drones para monitorar o desempenho do solo, além de máquinas mais modernas de irrigação, que evitam o desperdício desnecessário. Adotar algumas medidas na fazenda, como escolha de plástico ideal na cultura plantada, pode ser uma ótima forma de economizar água.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS