Campo Grande/MS, Terça-Feira, 20 de Abril de 2021 |
27˚
(67) 3042-4141
Colunistas
Sábado, 03 de Abril de 2021, 14h:36
Tamanho do texto A - A+
Colunistas

Controller: profissão é tendência na área financeira

Por Débora Ramos

Da coluna Educação e Carreira
Artigo de responsabilidade do autor

Diferentemente do contador, o controller tem de ter visão estratégica e capacidade de liderança

iStock

ColunaEducaçãoECarreira

Muitas pessoas podem se perguntar o que é a profissão de controller. O controller encabeça a contabilidade de uma empresa. Este profissional é responsável por fazer a gestão financeira e orçamentária da companhia. Diferentemente do contador, que foca mais na fiscalização e nos registros contábeis, o controller exerce um papel mais estratégico, atuando no planejamento e na controladoria.


Um dos papéis do controller é garantir uma boa governança. No passado, o papel do profissional da área contábil era simplesmente o de fazer a documentação fiscal e executar as partes burocráticas quanto à regulamentação do lado tributário, por exemplo. No entanto, muitas empresas começaram a se dar conta de que precisavam de uma função que ia além do que fazia um contador na empresa.


Os controllers então chegaram para fazer o papel de auditores fiscais e entrar com uma visão estratégica de negócio. O controller não precisa ter estudado contabilidade – pode vir de áreas diferentes, desde que tenha conhecimento suficiente para ser o líder financeiro da empresa, com capacidade de realizar um bom planejamento e instinto de liderança.


O profissional que exercerá este cargo pode ter estudado administração, engenharia, economia ou mesmo ciências contábeis. Para isso, precisará estudar e entender as tendências econômicas e de mercado para traçar objetivos estratégicos dentro da empresa, além de zelar pela saúde financeira da companhia e visar o aumento da rentabilidade de forma embasada. Fluência em inglês pode ser um grande diferencial para este profissional, que precisa estar atento à economia global.


Muitos destes profissionais também têm MBA (Master in Business Administration) ou pós-graduação na área. É importante que o profissional se aperfeiçoe para lidar com as várias facetas do cargo. O controller também deve ter habilidade em gestão de pessoas, além de percepção multidisciplinar. Para ocupar o cargo, o profissional deve estudar sobre a legislação contábil, além de acumular experiência em finanças. Conhecimento em estatística e matemática se faz essencial, bem como elaborar bem orçamentos.


As empresas, por outro lado, visam oferecer benefícios corporativos para atrair profissionais capacitados que se sintam motivados para o trabalho. Como a função tem crescido nos últimos anos, há o potencial da empresa também treinar profissionais dentro dela para que atuem como controllers. Esta posição tem se tornado cada vez mais importante dentro das empresas que buscam profissionais com visão estratégica.

NENHUM COMENTÁRIO

Clique aqui para "COMENTAR ESTA NOTÍCIA" e seja o primeiro a comentar!
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!

LEIA MAIS SOBRE ESSE ASSUNTO

Trinix