Campo Grande/MS, Quarta-Feira, 02 de Dezembro de 2020 |
27˚
(67) 3042-4141
Colunistas
Domingo, 15 de Novembro de 2020, 12h:23
Tamanho do texto A - A+
Colunistas

ENEM 2020: quatro dicas para se dar bem na prova

Por Débora Ramos

Da coluna Educação e Carreira
Artigo de responsabilidade do autor

Exame impresso ocorrerá nos dias 17 e 24 de janeiro de 2021

Divulgação

ColunaMarcoEusébio

A pandemia de coronavírus foi responsável pelo cancelamento ou atraso de uma série de eventos importantes. Na agenda educacional, uma das mais afetadas pelo isolamento social, as aulas online e a incerteza da produção da vacina fizeram com que uma série de vestibulares e outros eventos educacionais importantes do calendário escolar fossem adiados. Um deles foi a aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), porta de entrada para o ensino superior, tanto público, quanto privado, e uma das provas mais importantes para os estudantes do último ano do ensino médio.


Após intensa pressão de estudantes, instituições de ensino e demais setores da educação, o exame presencial – que tinha data marcada em 2020 para novembro – foi remarcado para os dias 17 e 24 de janeiro de 2021 pelo MEC. Além disso, este será o primeiro ano em que haverá prova online, que ocorrerá nos dias 31 de janeiro e 7 de fevereiro.


De acordo com dados do INEP, mais de 5,7 milhões de candidatos farão a prova impressa e 96 mil alunos optaram pela versão digital.


Na reta final – agora, três meses antes da prova –, é necessário um estudo mais aprofundado para garantir uma nota boa no exame. Saiba quais são as dicas para se organizar sobre o que estudar para o ENEM e garantir a entrada na universidade certa.

Monte uma rotina de estudos sem distrações
A rotina de estudos deve ser dividida em duas etapas. A primeira feita para organizar as matérias a serem estudadas todos os dias ao longo de um período de tempo (pode ser diariamente, semanalmente, quinzenalmente ou mensalmente, fica à escolha do estudante). A segunda está ligada à execução da rotina: um dos fatores mais importantes é destinar um horário específico apenas para estudo, que deve ser livre de distrações. Nessas horas, o ideal é separar um ambiente tranquilo e silencioso, combinar com a família ou outros moradores um período sem interrupções e desligar o aparelho celular.

Encontre maneiras de se lembrar da matéria estudada
Esta dica é preciosa, mas varia muito de pessoa para pessoa. Existem estudantes que são mais visuais, então montar resumos coloridos e organizados faz com que se lembrem da matéria estudada com mais facilidade. Outros se apegam mais a detalhes do conteúdo, então memorizam determinadas palavras ou montam rimas e músicas para fixar a matéria.


A real dica vem no autoconhecimento: saber identificar como o seu cérebro processa e armazena as informações estudadas é um fator aliado para ter um desempenho mais efetivo nas provas. E, para descobrir isso, é necessário testar vários métodos diferentes. Então, divirta-se!

Saiba priorizar o que deve ser prioridade
Já ficou comprovado que, entre as cinco frentes de estudo abordadas pelo ENEM, as com maior peso são redação e matemática. Isso não significa que as outras frentes não são importantes, mas, na nota final, as duas citadas anteriormente têm mais peso. O ideal é revisar os conteúdos de matemática, sobretudo com foco em álgebra, sendo essencial para garantir uma boa nota no ENEM.


Quanto à redação, é necessário um estudo mais específico e aprofundado. Existem diversas dicas para elaboração de um bom texto, mas a melhor maneira de estudar essa matéria é escrever. Já diz o ditado: a prática leva à perfeição, o que significa que, quanto mais redações você fizer, melhor será seu desenvolvimento no texto e, portanto, melhor será sua nota, também.
 
Treine com provas anteriores
Uma boa forma de estudar e se preparar para o ENEM é justamente refazer as provas anteriores. Com essa prática, é possível adquirir mais noção do que costuma cair no exame. Normalmente, as questões seguem um mesmo padrão e dá para perceber a probabilidade da presença de determinados conteúdos.

E aí, se sentiu mais preparado? Não se esqueça de chegar no horário do exame, levar os documentos necessários e água, também!

 

 

NENHUM COMENTÁRIO

Clique aqui para "COMENTAR ESTA NOTÍCIA" e seja o primeiro a comentar!
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!

LEIA MAIS SOBRE ESSE ASSUNTO

Trinix