Sexta-feira, 19 de Abril de 2024


Educação e Carreira Domingo, 20 de Janeiro de 2019, 11:58 - A | A

Domingo, 20 de Janeiro de 2019, 11h:58 - A | A

Coluna Educação e Carreira

Famosos que fizeram educação física

Por Débora Ramos

Da coluna Educação e Carreira
Artigo de responsabilidade do autor

Divulgação

ColunaMarcoEusébio

Quem diria que uma pessoa formada na faculdade de educação física poderia se tornar ator, melhor jogador de futebol da história, narrador, técnico de seleção pentacampeã mundial ou até presidente da República?

 

O curso de educação física é tradicional, voltado para a área da saúde e exige dedicação dos alunos. O formado tem um amplo leque de opções para atuar profissionalmente, que transcendem a carreira acadêmica e o trabalho de personal trainer. Há uma gama de opções com diferentes métodos de ginástica em academias e empresas, entre clubes esportivos das mais diversas modalidades e níveis, órgãos públicos, além de áreas em plena expansão, como é o caso dos esportes radicais e de atividades destinadas à terceira idade.

 

Ao mesmo tempo, existem ex-estudantes que passaram pela faculdade e se tornaram famosos a nível nacional e até internacional.

 

Nascido em Santos, o ator Oscar Magrini se formou em educação física na sua cidade natal, em 1982. Trabalhou como professor e também dono de uma academia de ginástica. Ainda no mesmo time, Domingos Montagner (1962 - 2016) chegou a lecionar na área por dez anos na década de 80, tanto no ensino público como no privado.

 

O time da televisão ainda conta com o narrador mais famoso do país. Galvão Bueno, hoje apresentador, empresário e narrador, é mais um graduado. Sua história no jornalismo começou em 1974, quando passou em um concurso da TV Gazeta e foi narrar a sua primeira Copa do Mundo.

 

Dos atletas, temos o mundialmente conhecido lutador de UFC Lyoto Machida, que marcou seu nome no esporte, pois é ex-campeão do peso meio-médio. Formado em educação física, ele já foi professor de karatê. Além disso, há o autor de mais de mil gols e vencedor de três Copas do Mundo: Pelé. Edson Arantes do Nascimento ingressou na faculdade em 1970, na cidade de Santos.

 

Dois técnicos que estiveram no comando da seleção canarinho também estão na lista. Muitos sabem do passado como zagueiro de Luiz Felipe Scolari, porém um de seus primeiros feitos como profissional foi a faculdade. Chegou a lecionar em duas cidades do Rio Grande do Sul: Caxias do Sul e Montenegro. Além dele, Tite também estudou educação física. Apesar do precoce abandono da profissão de jogador por problemas físicos, Adenor não abandonou a área e continua como um grande profissional do esporte.

 

Para finalizar a lista, temos hoje em dia no Brasil um presidente da República eleito que é formado na mesma área de todos os citados anteriormente. Sim, Jair Messias Bolsonaro, que passou anos como deputado federal, se formou no curso de educação física do Exército, em 1983.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS