Campo Grande Sábado, 04 de Maio de 2024


Educação e Carreira Quarta-feira, 07 de Junho de 2023, 10:57 - A | A

Quarta-feira, 07 de Junho de 2023, 10h:57 - A | A

Coluna Educação e Carreira

Ferramentas que podem ajudar na administração empresarial

Por Débora Ramos

Da coluna Educação e Carreira
Artigo de responsabilidade do autor

Conheça cinco ferramentas de recursos que integram e maximizam processos tornando-os mais eficazes

iStock

ColunaEducaçãoECarreira

A administração eficiente de uma empresa, para além das exigências técnicas, envolve o manejo de recursos corretos para obtenção de resultados positivos, o que muitas vezes tem relação com a disponibilidade e conhecimento sobre esses recursos. Ferramentas de análise de dados para decisões embasadas, equipamentos de automatização de tarefas, CRM e entre outros são apenas exemplos de ferramentas disponíveis no mercado.

De maneira geral, esses recursos são parte essencial do processo, pois se tornam parte essencial daquilo que mantém a empresa funcionando de maneira saudável, bem como  contribuindo para colaboração e comunicação eficaz entre setores e até mesmo externamente. A adoção dessas ferramentas também garante a manutenção da competitividade no mercado e a evolução constante.

Recursos de análise de dados

Obter relatórios confiáveis gerados por meio de dados é imprescindível à empresa, seja para monitorar tendências, identificar vícios em processos, compreender as necessidades dos clientes ou até mesmo observar movimentações para realizar previsões, tudo isso a fim de oferecer uma experiência mais personalizada ao atendido, tornando inteligíveis as necessidades dele de maneira a suprir a demanda identificada.

Marketing automatizado

A manutenção do engajamento do cliente e a constante presença midiática da organização são fatores decisivos na administração empresarial, isso porque existem ferramentas capazes de gerenciar envio de e-mails, automatizar campanhas de marketing e até mesmo gerar leads, ou seja, novas oportunidades de negócios para a empresa, tudo isso por meio de sistemas de marketing automatizado específico para essa demanda.

CRM

A sigla do inglês Customer Relationship Management, nada mais é que uma ferramenta que gerencia o relacionamento com os clientes por meio do registro, documentação, e contato com o lead. De maneira geral o CRM trabalha com os dados fornecidos para oferecer insights capazes de direcionar melhor o atendimento àquele cliente específico, levando em consideração os registros feitos e elaborando melhores propostas continuamente.

Gestão de projetos

Do ponto de vista interno, é preciso que a gestão empresarial esteja atenta a prazos, organização de tarefas da equipe e atribuição de responsabilidades, a fim de fortalecer os processos das empresas. Nesse sentido, existem ferramentas essenciais que possuem espaços para o registro, monitoramento, atribuição e gerenciamento de tarefas, transformando a cadeia de projetos em algo acessível e comum a todos.

ERP (Enterprise Resource Planning)

Considerando a relevância da comunicação e da interação da equipe com os diversos processos que podem existir dentro de uma mesma empresa, o ERP, que pode ser compreendido como de planejamento de recursos, é uma ferramenta de gestão que integra e automatiza os processos, independente do departamento da companhia. Esse recurso engloba desde o processo de venda até gerenciamento de estoques.

O manejo desses recursos e a inserção deles na companhia não apenas garantem uma maior organização interna, mas também minimizam os erros e maximizam a possibilidade de novos negócios, levando credibilidade e confiança ao cliente, tornando-o fiel e recorrente.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS