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Educação e Carreira Sábado, 04 de Março de 2023, 14:23 - A | A

Sábado, 04 de Março de 2023, 14h:23 - A | A

Coluna Educação e Carreira

Gestão estratégica: veja como refinar os objetivos e valores do seu negócio

Por Débora Ramos

Da coluna Educação e Carreira
Artigo de responsabilidade do autor

Visão holística e 360 da sua empresa pode melhorar (e muito) a performance do negócio

iStock

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Cuidar da gestão de um negócio se trata de uma tarefa muito complexa e desafiadora, que pode pôr em xeque a disposição e a resiliência de muitos gestores. De fato, não se trata de uma tarefa fácil, mas se trata de um desafio que deve ser cumprido visando a melhor vida do negócio e visando, também, o bem-estar dos trabalhadores. Como o sucesso de uma empresa depende muito da gestão em si, pensar em uma gestão estratégica é fundamental para fazer dar certo.

 

Não sabe como gerir o seu negócio de uma maneira mais estratégica e que te traga bons frutos? Confira algumas dicas a seguir!

O que é a gestão estratégica?
A gestão estratégica tem a ver com uma abordagem mais proativa por parte dos administradores da empresa. Por exemplo, se você souber aplicar uma visão holística (ou seja, que procura entender os fenômenos e acontecimentos), de maneira a identificar quais são os principais desafios e necessidades do negócio, isso poderá te ajudar a trilhar e a pensar nos objetivos e nas metas.

 

Assim, você entra no que é chamado de sustentabilidade do negócio, ou seja, você consegue renovar ciclos do negócio sem que nada seja perdido, pois não haverão pontas soltas na estratégia.

Como ter uma gestão estratégica
Como dito anteriormente, é necessário ter uma visão holística e 360 do negócio para propor modelos e projetos que façam sentido para a sua empresa.

 

E o primeiro passo para conseguir isso é definir a visão, a missão e os valores da sua empresa. Esses conceitos são cruciais para que as decisões e as ações do negócio sejam guiadas por ideais comuns – esses fatores devem ser compartilhados com os funcionários e stakeholders.

 

Outro ponto importante é analisar os organismos internos e externos do seu negócio, de forma que você consiga visualizar as ameaças e as oportunidades do mercado em que ele está situado. Isso é possível fazer com alguns métodos, como a matriz SWOT e a análise PESTEL, que auxiliam na identificação de elementos que afetam um negócio.

 

A partir daí, você conseguirá definir objetivos e metas específicos de negócio – e aqui cabe aplicar o SMART, que dita que as metas devem ser específicas, mensuráveis, alcançáveis, relevantes e com prazos definidos. Assim, você conseguirá acompanhar as evoluções da sua empresa nos processos, atuando em uma gestão comercial eficiente e estratégica.

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