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Educação e Carreira Sábado, 21 de Janeiro de 2023, 14:46 - A | A

Sábado, 21 de Janeiro de 2023, 14h:46 - A | A

Coluna Educação e Carreira

Global Scale of English: o que é e como implementar na sala de aula?

Por Débora Ramos

Da coluna Educação e Carreira
Artigo de responsabilidade do autor

Técnica considera as necessidades de cada aluno e incentiva a progressão no aprendizado gramatical e de vocabulário

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ColunaEducaçãoECarreira

O mundo moderno exige de estudantes e profissionais o domínio da língua inglesa. Por ser considerado universal, está presente nos mais diferentes espaços. Mas, apesar da popularidade, conquistar a proficiência nas quatro habilidades do idioma, que inclui a fala, leitura, escrita e compreensão, demanda esforço e muito estudo.

É nesse sentido que o Global Scale of English (GSE) contribui para aqueles que precisam aprender o inglês. No entanto, antes de especificar a técnica do GSE, é necessário pontuar sobre o Common European Framework of Reference for Languages (CEFR), que serve de base para a progressão de ensino pela GSE.

Em termos gerais, o método CEFR reconhece o aprendizado de maneira processual, de modo a categorizar os níveis de domínio em 3 grupos: Basic user (A1 e A2); Independent user (B1 e B2); e Proficient user (C1 e C2). Essas divisões e subdivisões traduzem as habilidades de cada estudante com relação ao idioma, sendo o mais elevado o Proficient user C2.  

Com o propósito de auxiliar o progresso do aluno dentro das classificações CEFR, surgiu a técnica GSE. Em síntese, os professores avaliam as habilidades atuais dos estudantes e, a partir da bagagem e das dificuldades que possuem, começam a desenvolver as quatro proficiências no idioma.

A GSE na prática
Como a Global Scale of English se fundamenta nas classificações CEFR, aluno e professor sabem quais são os pontos a serem trabalhados para que o domínio do inglês possa ser alcançado. Consequentemente, permite que haja maior motivação, pois tem-se uma rota com objetivos claros.

Para tanto, a GSE se divide em uma escala de progressão que vai de 10 a 90, correlacionada com o CEFR e os planos de aprendizado. Os objetivos da técnica somam mais de 2 mil e se encaixam em necessidades características da faixa etária e da intenção.

Em resumo, os "learning objectives" se dividem em young learners (6-14 anos); adult (academic English); adult (general English); e professional English (business/vocacional English). Conforme observa avanços e recuos do aluno na evolução, o professor, pela técnica GSE, conduz o desenvolvimento de habilidades nas seguintes subcategorias:

 

●    spoken production;
●    spoken interaction;
●    listening as part of an audience;
●    listening as interaction;
●    written production;
●    written interaction;
●    reading.

 

Diante da assertividade que a GSE propõe, é mais fácil obter resultados positivos no ensino e aprendizado de inglês. Essa técnica possui versatilidade e competência suficiente para ser utilizada em um curso de inglês no RJ e nas demais capitais com grande demanda por centros de ensino da língua inglesa.

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