Campo Grande Sexta-feira, 03 de Maio de 2024


Educação e Carreira Sábado, 25 de Março de 2023, 14:48 - A | A

Sábado, 25 de Março de 2023, 14h:48 - A | A

Coluna Educação e Carreira

Palestras corporativas: quais são seus impactos no ambiente de trabalho?

Por Débora Ramos

Da coluna Educação e Carreira
Artigo de responsabilidade do autor

Desde motivar até aumentar a produtividade de uma equipe, as palestras podem ser de grande proveito dentro dos diferentes setores de uma empresa

iStock

ColunaEducaçãoECarreira

Uma boa operação corporativa depende de uma gestão de qualidade, que por sua vez está sempre pensando em formas de ensinar seus colaboradores e agregar mais valor ao seu conhecimento. Isso é conhecido como cultura de aprendizado, uma prática adotada por empresas que visa oferecer de forma recorrente novos conteúdos para suas equipes, buscando sempre prepará-las para diversas situações no ambiente de trabalho e garantir sua evolução profissional.


Dentre todas as formas de se aplicar a cultura de aprendizado dentro de uma empresa, as palestras estão entre as mais populares. Trata-se de um conteúdo rápido (que geralmente é ministrado dentro de uma ou duas horas) e muito informativo, podendo tratar de praticamente qualquer assunto relevante para o ofício, e ainda com a possibilidade de ser realizado dentro do próprio ambiente corporativo.


Uma única palestra é capaz de motivar, orientar e ensinar os colaboradores envolvidos, além de quebrar a rotina do escritório e tirá-los da sua zona de conforto. O conteúdo sempre deve ser ministrado por um especialista, pois esses profissionais costumam basear esse aprendizado nas suas próprias experiências, muitas vezes repassando tudo de uma forma dinâmica e descontraída, o que ajuda a prender a atenção dos ouvintes.


Tudo isso pode ser de grande valor para o clima organizacional, mas é necessário ter um bom planejamento interno para garantir que esse investimento traga retorno. O processo tem início nos recursos humanos, que deve estar em constante comunicação com os gestores para entender quais as principais necessidades dos colaboradores naquele momento e buscar as palestras que sejam mais compatíveis com o assunto.


A preparação do evento também é importante, então encontrar o palestrante certo e divulgar a data com antecedência é uma boa forma de manter as equipes engajadas. Nenhum detalhe pode passar despercebido, então certifique-se de que todos poderão absorver o conteúdo de acordo com as expectativas. Caso o palestrante seja estrangeiro, é dever dos organizadores providenciar uma tradução simultânea para que os funcionários possam entender tudo.


A opinião dos colaboradores também deve ser levada em consideração, afinal eles precisam ser ouvidos e valorizados. Ao final de cada palestra, procure saber o que acharam do evento e se desejam que a empresa providencie mais conteúdo do gênero. O mesmo vale na hora de apurar quais assuntos interessam mais os colaboradores, pois isso também faz parte da cultura de aprendizado.


Se tudo isso for feito da forma correta, é possível contar com colaboradores mais engajados, preparados para lidar com adversidades, que se comunicam melhor e, acima de tudo, mais satisfeitos com suas posições dentro da empresa.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS