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Educação e Carreira Domingo, 09 de Outubro de 2022, 11:58 - A | A

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Coluna Educação e Carreira

Pesquisas demonstram que 50% das empresas estão em situação devedora

Por Débora Ramos

Da coluna Educação e Carreira
Artigo de responsabilidade do autor

Conheça quatro conceitos para guiar o sucesso dos novos negócios

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A economia nacional é composta de diversos fatores, e um deles é o funcionamento de micro e pequenas empresas; esses empreendimentos movimentam o faturamento nacional e abastecem o país. No entanto, um estudo da Serasa, realizado em 2021, demonstrou que quase 50% das empresas brasileiras estão em alguma situação de atraso, o que demonstra uma instabilidade vigente nos negócios e torna-se uma preocupação diária dos empreendedores.

Uma empresa norte-americana denominada CB Insights elaborou uma pesquisa que identificou os maiores erros cometidos na construção de um novo negócio; as falhas, por sua vez, estavam atreladas a uma gestão não estratégica no momento de compreender uma dor de mercado para então solucioná-la de maneira assertiva, além da má administração financeira. Portanto, ao empreender, é essencial que o empresário tenha ciência de qual produto ou serviço irá lançar e em qual nicho quer atuar, de maneira a evitar erros usualmente cometidos em novos negócios.

Plano de negócios
O desenvolvimento de um bom plano de negócios, com metas reais e atingíveis, é essencial para que o empreendimento tenha sucesso, posto que esse plano irá orientar o empresário em quais decisões e medidas devem ser tomadas ao longo da gestão da empresa. O plano deve contemplar o curto e médio prazo, fluxos de caixa e análises rentáveis; desta maneira, a visão macro sobre o funcionamento da companhia prevalecerá sobre as expectativas aplicadas ao negócio.

Soluções assertivas
Compreender qual é o nicho de atuação da empresa também é essencial para o sucesso da companhia. A pesquisa da CB Insights demonstrou que 42% dos casos de insucesso de uma empresa deviam-se a um desconhecimento por parte da empresa sobre qual era a necessidade do mercado naquele momento. Ou seja, não houve uma análise criteriosa no momento de estruturar uma solução de problemas vigentes. Portanto, o produto ou os serviços oferecidos não eram viáveis no momento da aplicação.

Competitividade
O mercado, especialmente o brasileiro, está bastante concorrido, o que significa para os empreendedores investir tempo, energia e recursos financeiros em elaborar soluções que sejam atrativas e competitivas, muitas vezes adicionando diferenciais como atendimento personalizado e outros. Além disso, vale ressaltar que é importante manter a atenção voltada ao concorrente, uma vez que é essencial compreender o plano de negócios dos adversários e também compreender quais os diferenciais daqueles que estão no mesmo mercado, garantindo assim a competitividade necessária para trabalhar de maneira justa e mais assertiva.

Recursos financeiros
Dos vários fatores essenciais ao montar uma empresa, compreender sobre finanças e como manuseá-las é um dos itens mais importantes, quiçá primordial. Saber aplicar o dinheiro corretamente, organizar os recursos, controle de verbas, entre outros, são mandatórios para o sucesso da companhia. Para tanto, é importante encontrar meios de manter as finanças em ordem e trabalhar com conceitos como o lucro líquido, para uma visão mais realista do cenário financeiro em geral.

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