Taxa que mensura a rotatividade da empresa pode indicar um mau gerenciamento
A alta rotatividade de colaboradores é um problema enfrentado por várias empresas. As causas do turnover, termo em inglês que define esse tipo de acontecimento, podem ser diversas. Esse cenário acende o sinal amarelo para qualquer gestor e, principalmente, para o RH. Isso porque a alta evasão pode significar insatisfação com o ambiente de trabalho e falta de estímulos para o crescimento pessoal e profissional por parte dos colaboradores, para ficar com alguns exemplos.
A alta taxa de rotatividade é geralmente um sintoma de que algo não vai bem. Atitudes como erros frequentes nas operações e alto absenteísmo geralmente são os primeiros sinais de que algo está acontecendo. As saídas que decorrem de uma empresa com alto turnover prejudicam os demais colaboradores em seu desempenho e motivação, além de ser algo custoso para os negócios, pois envolve perda de credibilidade no mercado, custos em recrutamento e pagamentos de indenizações e demais custos demissionais.
O primeiro passo para reverter um quadro de muita rotatividade é observar e mensurar quão grande está essa taxa – e se ela existe, de fato. Especialistas apontam para uma taxa anual de 10% como aceitável. Em seguida, é tentar entender os motivos que levam ao turnover: baixa remuneração, pouca ou nenhuma expectativa de crescimento pessoal ou de carreira, tratamento diferenciado entre funcionários por parte da chefia e clima organizacional tóxico estão entre as principais causas.
Desenvolver estratégias para corrigir este cenário é o grande desafio das empresas que percebem que estão tendo altos índices de turnover. Pode ser que o erro já esteja presente desde o início, na contratação. Descrever uma vaga de forma errada faz com que ela seja suprida por um profissional que não condiz com aquela função, resultando em problemas como desvio de função e infelicidade por parte deste funcionário. Portanto, ser específico no que se pede na descrição de uma vaga é fundamental.
Outro ponto negativo consiste em remunerar os funcionários abaixo da média de mercado naquela mesma função. Não é errado fazer uma pesquisa sobre qual salário os concorrentes estão pagando. É melhor oferecer um salário mais alto e adequado aos padrões de mercado do que ver bons funcionários migrarem para a concorrência, em um movimento chamado de turnover voluntário.
A saúde emocional dos trabalhadores é outro ponto importantíssimo e que pesa muito sobre a decisão de ficar ou sair da empresa. Pouco reconhecimento do trabalho executado e rotinas repetitivas e exaustivas são fatores muito negativos no ambiente de trabalho. Elabore feedbacks constantes sobre a equipe, apontando erros e acertos, elogiando e sugerindo melhorias. Certamente estas atitudes, quando feitas de maneira ponderada, trarão transparência para a relação empregador-empregado e limparão arestas na comunicação.
Uma maneira de recompensar o bom trabalho é elaborar um plano de carreira. Conhecido método motivacional, promoverá uma disputa interna saudável que elevará o desempenho no trabalho como um todo, além de selecionar as melhores pessoas para os cargos mais altos da empresa. Aliado ao oferecimento de cursos de capacitação, é de extrema eficiência e indica que a empresa se preocupa com seus quadros e com seus talentos.
No mais, criar um bom clima organizacional também é de grande importância. Certificar-se que as chefias tratam igualmente a todos os subordinados, definir bem as tarefas, oferecer flexibilidade, seja através de home office ou horários diferenciados, por exemplo, investir em benefícios corporativos e fortalecer o bom ambiente de trabalho são elementos-chave para diminuir altas taxas de turnover nas empresas.