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Quatro profissões que estarão em alta nos próximos anos

Por Marco Eusébio

Da coluna Educação e Carreira
Artigo de responsabilidade do autor

Saber as atuais tendências e as previsões para o futuro ajuda na escolha da carreira

Divulgação

ColunaEducaçãoECarreira

O futuro do emprego já chegou. Nos próximos cinco anos, algumas profissões de que pouco se ouve falar estarão em alta -- e isso pode ser um bom indicativo para quem está perdido sobre qual carreira escolher depois de terminar o Ensino Médio. Além de fazer orientação profissional, teste de aptidão e utilizar outros métodos para descobrir qual caminho seguir, é indispensável saber das tendências atuais. Abaixo, confira cinco profissões que se enquadram nesse cenário.

1. Analista de sucesso do cliente
Esse cargo já é procurado por boa parte das empresas preocupadas com o bem-estar do cliente. Esse profissional cuida da comunicação entre a organização e o consumidor e se certifica de que ele tenha todos os recursos e informações necessárias para usar um produto ou serviço. O foco se desloca completamente para satisfação total do cliente e são desenvolvidas diversas estratégias e técnicas para alcançar esse objetivo. Não há uma formação específica para atuar nessa área.

2. Gestor de inovação
Muitas empresas ainda são tradicionais e se adaptam aos poucos ao mundo digital. Uma forma de iniciar uma análise mais profunda dos processos e mudar a cultura empresarial é contratar um gestor de inovação, responsável por implementar mudanças para melhorar os resultados do negócio. Otimização de custos, aumento da produtividade e soluções novas fazem parte desse trabalho.

3. Produtor digital
Essa profissão na verdade já está em alta, mas promete ter um boom nos próximos cinco anos. Os cursos livres já são uma alternativa de ganhar dinheiro pela internet em grande escala e qualquer pessoa com algum conhecimento específico pode elaborar um conteúdo digital para vender de forma individual ou com a ajuda de plataformas com essa finalidade. Ebooks, videoaulas, podcasts e infográficos são alguns dos formatos para esses produtos digitais.

4. Inside Sales
O Inside Sales veio para revolucionar a área de vendas das empresas. Ele entra em ação somente depois que a equipe de marketing qualifica um lead (ou seja, um contato em potencial) de forma que ele demonstre interesse em adquirir um produto ou serviço. Neste cenário, a empresa não se torna inconveniente, entrando em contato com pessoas que não possuem nenhum desejo de fazer negócio com a empresa em questão.

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