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Educação e Carreira Sábado, 28 de Janeiro de 2023, 17:50 - A | A

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Coluna Educação e Carreira

Tendências no e-commerce B2B que vão movimentar o mercado em 2023

Por Débora Ramos

Da coluna Educação e Carreira
Artigo de responsabilidade do autor

Conheça cinco estratégias para ampliar as metas de vendas

iStock

ColunaEducaçãoECarreira

O modelo de negócio B2B, ou business to business, está em evidência, mas poucas pessoas entendem de fato o que significa. É uma configuração de negócio com conceito popular e praticada há muito tempo. A tradução para o português é “empresa para empresa”, um formato em que o cliente é uma pessoa jurídica, portanto outra empresa. Diferente do modelo B2C, que tem como alvo o consumidor final.

As empresas B2B buscam oferecer vantagens para facilitar a vida de seus clientes. É uma maneira de empreender que cresce exponencialmente no mercado. Demanda soluções de uma marca para outra, pensando em alavancar resultados, investindo em setores como vendas, recursos humanos e marketing. A Stone, Ambev e Amazon são exemplos de empresas que atuam na modalidade.  

Mercado em evolução
O objetivo é garantir que a pessoa jurídica opere de forma otimizada, com todo o seu potencial produtivo. A cada ano surgem novas soluções, para que os clientes possam ofertar serviços e produtos mais eficientes para o seu consumidor final, principalmente por meio digital.

Com o crescimento do e-commerce, muito impulsionado pela pandemia, as estratégias para as marcas se consolidarem on-line são diversas e exigem constante adaptação. Confira cinco tendências que vão movimentar o mercado B2B em 2023, com dicas para potencializar as vendas.

A mesma experiência: omnichannel
Esta estratégia é essencial no mercado contemporâneo. É a integração dos canais de comunicação, divulgação e venda, tanto on-line, quanto das lojas físicas de uma marca. O funcionamento simultâneo e alinhado transmite mais confiança para o consumidor.

A lógica é que por vivenciar a padronização de processos na experiência de compra, o cliente pode escolher comprar sem sair de casa, com a garantia de que terá o mesmo atendimento e entrega. Nada melhor do que cultivar uma boa reputação para aumentar os resultados em campanhas de conversão, tendo potencial de retorno em qualquer lugar do país ou do mundo.

Inteligência artificial
Não tem para onde fugir: a era das IAs é agora. São utilizadas cada vez mais, tanto para melhorar as plataformas de atendimento e chat on-line, quanto para otimizar os processos internos do e-commerce B2B. É uma garantia de aprimoramento do contato com o cliente e dos membros da empresa entre si, proporcionando mais agilidade e eficiência.

Os chatbots automatizam parte do atendimento e são essenciais para integrar o e-commerce. Eles tornam a comunicação com o consumidor mais rápida e assertiva. É uma forte tendência mundial, conforme dados da  Grand View Research, o mercado de chatbot  deve atingir US$ 1,25 bilhão, até 2025.

Marketplace e personalização
O marketplace é um modo de aproximar consumidores e vendedores, por meio de uma plataforma digital unificada. Um espaço on-line que permite que lojistas de estabelecimentos plurais consigam realizar vendas, sendo um ambiente muito acessado pelo público, por oferecer variedade de opções. Dentro desse conceito, há vários nichos e é preciso investir no branding e personalização da empresa, para que se destaque dentre tantas outras.

Big data
Em qualquer comércio digital, surgem conjuntos de dados gigantescos que precisam ser analisados corretamente para entender padrões e tendências de comportamentos. A estratégia é compilar os dados e usar as informações para traçar planos de ação, que possibilitem melhorar o fornecimento do serviço ou produto.

É essencial computadorizar essa tarefa, com ferramentas que processem os dados e deem informações úteis para avaliar riscos e oportunidades de investimento. Existe um segmento de profissionais da área, bem como softwares atrelados para ter respostas completas e voltadas à resolução de diferentes problemas.

Uso inteligente das mídias sociais
As mídias sociais não devem ser negligenciadas. É um importante espaço de repercussão e fidelização. No cenário atual, a maioria das empresas já possui conta nas plataformas, o que garante um número crescente de vendas, sendo imprescindível deixar sua marca.

Para criar uma identidade e ter forte presença digital, a empresa precisa ter uma cara e tom de voz únicos, com posts que tirem dúvidas rápidas dos clientes e atraiam atenção, gerando engajamento. No conceito de fluidez na comunicação, os links para outros canais de contato devem estar em evidência, com uma equipe preparada para realizar o atendimento. É importantíssimo tratar os consumidores de maneira personalizada, com agilidade, e se utilizar das estratégias do marketing digital para converter leads em clientes.

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