Campo Grande Terça-feira, 16 de Abril de 2024


Educação e Carreira Sábado, 18 de Abril de 2020, 12:13 - A | A

Sábado, 18 de Abril de 2020, 12h:13 - A | A

Coluna Educação e Carreira

Tudo o que você precisa saber para conseguir seu primeiro estágio

Por Débora Ramos

Da coluna Educação e Carreira
Artigo de responsabilidade do autor

O segredo para se destacar não está apenas em um currículo extenso

Divulgação

ColunaEducaçãoECarreira

Se inserir no mercado de trabalho não é uma tarefa fácil hoje em dia. A população está em crescimento e as oportunidades de trabalho, muitas vezes, não parecem estar acompanhando. Em meio a tudo isso, os estudantes que já começaram a cursar o ensino superior e estão em busca do primeiro emprego se sentem intimidados pela quantidade de requisitos necessários para se encaixar nas poucas vagas que aparecem.


Falar uma segunda língua, dominar diversos softwares, compreender vertentes específicas daquela área e até mesmo ter experiência em empregos anteriores são algumas das exigências que assustam os que estão em busca do primeiro estágio. Porém, estar em uma faculdade e ter acesso aos programas para estagiários já faz com que esse grupo saia na frente na busca por trabalho. O estagiário é atraente para as empresas, pois, além de ser mão de obra mais barata, já domina, mesmo que de forma superficial, muitas funções que um profissional faria.


Para o estudante, o estágio é um período que proporciona grande aprendizado, pela oportunidade de estar em contato com profissionais do segmento estudado e por poder colocar a mão na massa e viver na pele o dia a dia da profissão, além de, em alguns casos, o vínculo ser remunerado, o que oferece um início de independência financeira aos mais jovens.


Confira quais são as principais ações a serem tomadas para se destacar entre os candidatos às vagas de estágio.


1- Saiba quais são as competências valorizadas
Estudar o que um profissional da área onde quer atuar precisa dominar para realizar as tarefas com excelência é o primeiro passo para perceber em quais habilidades precisa investir, sendo elas práticas, como, por exemplo, ter boa escrita, raciocínio lógico rápido, domínio da matemática, ou comportamentais, como adaptabilidade, flexibilidade e capacidade de trabalhar em equipe. Fazendo esse reconhecimento é possível compreender quais dessas competências necessárias você não apresenta e trabalhar para melhorar esse tópico.


2- Prepare um bom currículo
Na hora de preparar o currículo, não se desespere por ter pouca ou nenhuma experiência profissional anterior. Os recrutadores compreendem que o estagiário está ingressando no mercado. Porém, esse é o momento de se lembrar de todas as atividades que tenham ligação de alguma maneira com a vaga, mesmo que indiretamente. É válido registrar projetos desenvolvidos na universidade, cursos extracurriculares, atividades voluntárias e intercâmbios.


Faça revisões criteriosas para evitar erros de português e digitação. Na hora da entrevista, não se esqueça de demonstrar como as experiências na universidade contribuem para seu aprendizado, afinal, uma vida acadêmica bem aproveitada já conta como experiência e demonstra proatividade.


3- Tenha uma postura profissional
Ainda que você seja estudante, tenha em mente que a postura que precisa apresentar é a de um profissional. Isso é refletido no compromisso assumido, na pontualidade em entrevistas e em outras etapas do processo seletivo, na forma de se vestir e de tratar as pessoas, dentre outros fatores.


É recomendado se atentar à linguagem durante o processo seletivo e também nas redes sociais. A reputação na internet é um quesito observado por muitos recrutadores, e deve refletir um caráter ético.


4- Realize atividades extracurriculares
Os cursos extensivos e as atividades extracurriculares podem ser o diferencial entre você e outros concorrentes, principalmente se você não tiver experiência profissional. Participe de workshops e palestras, busque cursos relacionados à sua área e atividades voluntárias que possam agregar conhecimento. Abraçar oportunidades de trabalhos como freelancer também é uma ótima oportunidade de valorizar o currículo.


5- Busque vagas em diferentes locais
Existem muitas plataformas online que fazem uma ponte entre empregadores e quem está em busca de trabalho, e elas podem ser ferramentas muito úteis para encontrar oportunidades de estágio, mas não são as únicas. Sites que informam sobre concursos abertos também devem ser consultados Muitas vagas, principalmente para estágio em órgãos do governo, exigem provas como porta de entrada. Páginas nas redes sociais que divulgam oportunidades, assim como pessoas que você conhece, podem ajudar a conseguir o tão sonhado trabalho.

 

 

Comente esta notícia


Colunistas LEIA MAIS