Segundo pesquisa FGV realizada entre os dias 2 e 20 de março deste ano, 48,5% dos entrevistados apostam que o Brasil demorará mais de um ano para se recuperar da crise. A pesquisa, realizada num universo de 2 mil domicílios, mostra possível cenário brasileiro, antes de voltar a crescer como no período anterior ao do atual ambiente de turbulência.
Esse compasso de espera cria nos brasileiros um clima de cautela, quanto ao tempo de duração da crise e quanto a compromissos financeiros a serem assumidos nesse período de incertezas. Um ponto positivo na pesquisa é que grande parte dos entrevistados não sentiu o impacto da crise em seus gastos.
De acordo com a análise, 40,3% responderam que não sentiram negativamente a influência da crise em seus gastos de consumo; 23,2% classificam os efeitos da crise como “moderados” em seus gastos de consumo, e 22,6% consideram o impacto como “suave”. Apenas 13,9% dos pesquisados denominaram como “intenso” o impacto da crise sobre seus gastos de consumo.
Maio é um mês decisivo para o comércio retomar o caminho de boas vendas através do movimento financeiro proporcionado pelo Dia das Mães. Não que até aqui as coisas andaram fora dos trilhos, mas podem melhorar ainda mais, garantindo resultado com rentabilidade aos lojistas da Capital e, consequentemente, aumentando o grau de confiança dos empresários na economia.
O programa Campo Grande Mais, lançado em parceria pela Associação Comercial e pela CDL, contempla numa de suas fases uma campanha de vendas e prêmios para o Dia das Mães, com objetivo de oferecer aos lojistas oportunidade de atrair número maior de consumidores nessa data comemorativa.
Esse trabalho em conjunto demonstra o interesse da ACICG e da CDL em realizar ações de apoio aos empresários do comércio varejista, reforçando a tese de atuação única das duas maiores entidades do setor comercial de Campo Grande. Os resultados poderão criar um cenário favorável a novas investidas nessa área, com benefícios consideráveis às empresas comerciais.
Finalmente, devemos falar também a respeito do projeto de revitalização do centro da cidade lançado pela Prefeitura da Capital, apresentado aos empresários em evento realizado na sede da ACICG. A revitalização do centro é a principal bandeira a ser conduzida este ano pela entidade, motivo suficiente para que a ACICG esteja na linha de frente dos debates que serão conduzidos pelo Planurb ao longo do ano. Pretendemos analisar as propostas sob a ótica do grupo de empresários do centro da Capital para que o projeto seja a resposta dos anseios de quem trabalha, mora ou consome produtos e serviços das empresas dessa região da cidade, inovando nas sugestões para elaboração de uma proposta justa e inovadora.