O Nordeste já é a segunda região do país que mais recebe medicamentos distribuídos pelo atacado farmacêutico. Do total de remédios vendidos para as farmácias em 2009, 17,3% foram repassados para estabelecimentos nordestinos – o percentual corresponde a quase R$ 5 bilhões gastos com medicamentos. O número resulta de pesquisa da IMS Health divulgada pela Abafarma - Associação Brasileira do Atacado Farmacêutico.
A alta do PIB local à base de 1,5%, a oferta de crédito e o aumento de renda refletem diretamente neste desempenho, inferior apenas aos dos estados do Sudeste. O consumo crescente da população nordestina chega também às redes de farmácia.
Mais de 54% dos medicamentos tiveram as farmácias do Sudeste como destino. O Sul é o terceiro colocado com 17%, seguido pelo Centro-Oeste (6,2%) e Norte (4,7%). Foram levados a todo o país mais de 1,7 bilhões de unidades de remédios, que movimentaram em torno de R$ 30 bi.
Os indicadores são termômetros da eficiência da distribuição farmacêutica no Brasil. A atividade atacadista no país é um verdadeiro desafio. Abastecer as quase 60 mil farmácias no Brasil exige planejamento, uma infraestrutura em logística muito consolidada.
Luiz Fernando Buainain
É presidente da ABAFARMA – Associação Brasileira do Atacado Farmacêutico