Campo Grande 00:00:00 Domingo, 05 de Janeiro de 2025


Luis Fernando Buainain Terça-feira, 22 de Dezembro de 2009, 08:30 - A | A

Terça-feira, 22 de Dezembro de 2009, 08h:30 - A | A

Enfrentar e vencer os desafios...

Luiz Fernando Buainain - Presidente da ACICG

Enfrentar e vencer os desafios...

Para o professor Stephen Kanitz, um dos mais importantes articulistas do país com opinião marcante a respeito do cenário econômico-financeiro brasileiro, 2010 já começou. Diante dessa constatação, Kanitz joga no ar um pergunta no mínimo instigante: você e sua empresa estão preparados?

E mais: Stephen Kanitz apresenta uma relação de eventos teoricamente já consolidados que provam sua tese: 2010 será ano eleitoral; será o primeiro ano com juro de um dígito; empresas irão crescer alavancando; haverá investimentos externos maciços; o consumo continuará sendo financiado a juro baixo. Com tantas previsões otimistas, a expectativa é que em 2010 o PIB deverá crescer em torno de 5,5% e o consumo terá incremento ainda maior: 8%, conforme Kanitz.

O festejado professor escreveu recentemente em seu blog. “As medidas econômico-administrativas implantadas pelo governo, como juros de 1 dígito, reservas de 270 bilhões de dólares, "investment grade", praticamente garantem que os próximos 10 a 20 anos sejam os melhores anos que o Brasil terá. Repito para os que piscaram os olhos, os melhores anos que o Brasil terá na sua história.”

Nossa entidade realizou a 2ª Convenção das Associações Comerciais no Centro-Oeste, cujo tema central dos debates foi “Medo ou Desafio? – Você Escolhe”. É exatamente com isso que as empresas estão se deparando neste momento, iniciando histórica caminhada após o fim de um período de incertezas criado a partir da crise financeira mundial que, felizmente, não chegou a causar grandes estragos no Brasil.
Superamos um período desafiador, não há crises no horizonte e o país está melhorando. O lema agora é crescer com sustentabilidade porque o mercado exige criatividade e inovação.

O comércio varejista de Campo Grande, mola propulsora da economia na Capital e no Estado, prevê um período de crescimento sem precedentes na história recente do setor produtivo sul-mato-grossense. Novas e importantes empresas estão instalando-se em Campo Grande, criando novos postos de trabalho e aumentando a geração de renda. Esse cenário positivo se reflete no aumento da confiança de empresários e consumidores quanto aos rumos da economia, fortalecendo a hipótese formulada por Kanitz sobre 2010.

Com expectativa de incremento médio em pelo menos 10% nas vendas do comércio varejista da Capital no final do ano, a Associação Comercial investe na formação de pessoas que poderão ser contratadas como empregados temporários. O Projeto Abre Vagas, inédito em Campo Grande, qualificou 300 pessoas para o mercado de trabalho com foco nos cerca de 3.300 empregos temporários abertos a partir de novembro.

O Natal Mágico 3 em 1 configura-se como uma das maiores campanhas que o comércio já realizou, ancorado numa parceria inédita entre ACICG, Governo do Estado, Prefeitura da Capital e FAEMS.
O momento é de enfrentar desafios e de crescer com sustentabilidade. Não há crise e no horizonte empresarial a perspectiva de sucesso aumenta na mesma proporção dos investimentos em novas tecnologias e na qualificação das pessoas.
 

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS