Que mudanças a economia espera para 2009? O relatório do Banco Central divulgado em dezembro mostra que o governo prevê queda na inflação e desaceleração da economia em até 2,5 pontos – dos 5,6% esperados para 2008, para 3,2% em 2009 – uma previsão bem mais otimista quanto a de analistas de fora do governo.
Com crescimento menor, a economia imediatamente reage e se auto-medica com ações que impactam diretamente a população. O aumento na taxa de desemprego é a primeira consequência grave. O cenário pode parecer desalentador, mas os empresários brasileiros procuram alternativas criativas e inovadoras que conduzam a um resultado positivo, utilizando estratégias que fogem do usual.
Não podemos ignorar as dificuldades, mas podemos fazer da crise uma excelente oportunidade de negócios. As vendas no comércio varejista em Campo Grande poderiam ter esbarrado em obstáculos monumentais no mês de dezembro passado, se os empresários ficassem lamentando a queda no otimismo dos consumidores por conta da crise financeira mundial. Impulsionados pelo entusiasmo da Associação Comercial e da CDL com o lançamento da campanha Natal FelizCidade, os lojistas da Capital apoiaram o projeto e se lançaram como parceiros perfeitos para concretizar um sonho há muito acalentado: realizar a maior campanha de vendas e prêmios que a cidade já viu.
O empenho de todos em transformar esse sonho em realidade, mostrou que com trabalho sério e bem planejado qualquer paradigma pode ser quebrado, realinhando caminhos e propostas de crescimento. Mesmo com notícias negativas sobre os rumos da economia pipocando diariamente na imprensa local, o crescimento nas vendas do comércio varejista de Campo Grande foi vigoroso em relação a mesmo período do ano passado e ainda maior se a comparação for com o movimento de novembro.
Nada resiste ao trabalho! O poder público também entendeu a intenção positiva dos empresários do comércio e colaborou decisivamente para o crescimento nas vendas. O governador André Puccinelli antecipou o pagamento do 13º salário dos servidores estaduais, enquanto o prefeito Nelsinho Trad apoiou decisivamente a campanha, inclusive autorizando a realização do Shopping a Céu Aberto. Esse trabalho conjunto resultou no maior e mais tranqüilo Natal que Campo Grande já viveu, antecipando grandes vitórias em 2009