Sussumu Honda, presidente da Associação Brasileira de Supermercados (Abras), comprova plenamente o otimismo do setor produtivo brasileiro. Segundo ele, em dezembro deve haver crescimento no setor supermercadista de 10% com relação ao mesmo mês de 2007.
O presidente do Wal-Mart Brasil, Héctor Núñez, garantiu que a rede terá um Natal forte e tranqüilo, sem pressão. “A crise não será capaz de trazer inércia ao varejo brasileiro, que manterá o ritmo de crescimento visto ao longo deste ano, tanto que não foi refeito um ajuste de metas para baixo”, acrescentou o presidente da rede.
Em relação ao desempenho das vendas mês passado, o Grupo Pão Açúcar registrou R$ 1,4 bilhão, alta de 22,8% ante setembro de 2007. As bandeiras que mais cresceram naquele mês foram Extra, Compre Bem e Extra Eletro.
Essas manifestações dos executivos de grandes redes instaladas no país demonstram que o comércio varejista brasileiro faz questão de enfrentar este momento difícil com muito otimismo, mas, principalmente, com segurança e agenda positiva para o futuro.
O ex-ministro Mailson da Nóbrega, que veio a Campo Grande participar do lançamento do Comitê de Monitoramento da Crise, tranqüilizou os empresários sul-mato-grossenses quanto aos possíveis reflexos da propalada crise, neutralizando qualquer possibilidade do país enveredar por um caminho que não seja o desenvolvimento em 2009.
“O cenário hoje é de baixo risco de instabilidade política, de instabilidade econômica e de piora da vulnerabilidade externa”, disse Mailson da Nóbrega em sua palestra. “A democracia, as fortes instituições econômicas, sociedade intolerante à inflação são resultado do amadurecimento de vinte anos de reformas” analisou Maílson.
Para tranqüilizar definitivamente a classe empresarial, o ex-ministro disse: “O Brasil tem tudo para sair bem da crise e crescer até 4% este ano”.
O setor produtivo de MS está analisando os efeitos da crise financeira com muita responsabilidade, austeridade e determinação. Porém, o grau de confiança está sendo mantido em patamar superior, buscando resultados através de um trabalho bem planejado, focado no cliente.
Apesar do clima de terror que cerca o mercado financeiro internacional, este final de ano em Campo Grande deverá ser um dos melhores dos últimos tempos, com expectativa de incremento em até 10% nas vendas em relação ao ano passado.
A Campanha de vendas e prêmios Natal FelizCidade foi formatada para que os lojistas recuperem possíveis perdas financeiras de meses anteriores, movimentando cerca de 1.000 empresas participantes da promoção.
Com isso, ganham também os consumidores com as grandes promoções preparadas pelas lojas, completando o ciclo que move o comércio varejista de Campo Grande, pilar de sustentação da economia de Mato Grosso do Sul.