Campo Grande Sexta-feira, 19 de Abril de 2024


Marco Eusébio Sábado, 01 de Maio de 2021, 07:29 - A | A

Sábado, 01 de Maio de 2021, 07h:29 - A | A

Coluna Entrelinhas da Notícia

Anvisa aponta riscos e nega autorização para importação da vacina russa Sputnik

Por Marco Eusébio

Da coluna Entrelinhas da Notícia
Artigo de responsabilidade do autor

Reprodução de vídeo

ColunaMarcoEusébio

Relator apontou um 'mar de incertezas' sobre a Sputnik e cenário de riscos 'impressionante'

A Agência Nacional de Vigilândia Sanitária (Anvisa) negou por unânimidade, em reunião na segunda (26), pedido de autorização excepcional feito por 14 estados para importar a vacina russa Sputnik V contra covid-19. As gerências técnicas da agência deram pareceres contra a importação, depois de avaliarem não haver como garantir que o produto seja "seguro para a população brasileira".Na Rússia, técnicos da Anvisa foram impedidos de visitar quatro dos sete locais de fabricação previstos, entre eles o Instituto Gamaleya, que faz o controle de qualidade da vacina. A agência também não conseguiu identificar os fabricantes da matéria-prima da Sputnik.

VÍRUS CAPAZ DE SE REPRODUZIR – Os técnicos da Anvisa apontaram uma falha na produção do vetor viral usado na vacina, que usa outro vírus (o adenovírus) para "levar" o material genético do coronavírus (RNA) para dentro do corpo humano. Esse adenovírus deve ser modificado para não conseguir se replicar (reproduzir) e não causar nenhum tipo de doença. Porém, segundo Gustavo Mendes Lima Santos, responsável pela gerência de Medicamentos e Produtos Biológicos, "um dos pontos críticos e cruciais foi a presença de adenovírus replicante na vacina", ou seja, capaz de se reproduzir.  Alex Machado Campos, relator do processo, classificou a situação atual da vacina russa como um "mar de incertezas" que aponta um cenário de riscos "impressionante" e seu voto contra a importação foi seguido por seus pares. Veja aqui o vídeo da reunião.

 

 

LEIA A COLUNA DE HOJE CLICANDO AQUI EM MARCO EUSÉBIO IN BLOG

 

 



 


 

  

LEIA A COLUNA DE HOJE CLICANDO AQUI EM MARCO EUSÉBIO IN BLOG

 
• • • • •

Nascido em Santo André (SP) e radicado em Campo Grande (MS) desde a adolescência, Marco Eusébio é um dos mais experientes jornalistas de Mato Grosso do Sul. Com um estilo refinado e marcante de escrever, ficou conhecido como autor de uma das mais lidas colunas divulgadas em sites de notícias do estado. Agora em formato “in blog” amplia a comunicação com seus leitores através deste Portal www.marcoeusebio.com.br ativado no dia 29/2/2009.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS