Campo Grande 00:00:00 Segunda-feira, 18 de Novembro de 2024


Marco Eusébio Segunda-feira, 02 de Maio de 2022, 12:11 - A | A

Segunda-feira, 02 de Maio de 2022, 12h:11 - A | A

Coluna Entrelinhas da Notícia

Com status de área livre de aftosa, pecuária de MS ganhará novos mercados diz Azambuja

Por Marco Eusébio

Artigo de responsabilidade do autor
Envie seu artigo para [email protected]

Chico Ribeiro/Governo MS

ColunaMarcoEusébio

Azambuja e o secretário da Semagro, Jaime Verruck, dizem que novo status é fruto de muito trabalho

Mato Grosso do Sul terá status de área livre de febre aftosa, sem vacinação, a partir de 2023, ao concluir em novembro deste ano a última etapa para obter o título do Ministério da Agricultura. Pelo último levantamento do Programa Nacional de Vigilância para a Febre Aftosa (PNEFA), do ministério, a campanha de imunização do rebanho bovino sul-mato-grossense deste ano será a última antes da certificação das autoridades sanitárias nacionais e internacionais. Isso, graças às ações do Comitê Estadual do PNEFA, realizadas pelo governo estadual por meio da Iagro e da Semagro. Para o governador Reinaldo Azambuja (PSDB), essa condição abrirá mercados para a pecuária sul-mato-grossense. Ele afirmou que isso é resultado de um trabalho que vem sendo realizado há anos pelo Governo do Estado, com investimentos em infraestrutura, tecnologia, capacitação dos servidores e ações sanitárias eficientes e rígidas.

“Mato Grosso do Sul fez um grande investimento, seguindo as metas do Ministério da Agricultura, e agora está autorizado a vacinar pela última vez em novembro e a partir do ano que vem, pelo reconhecimento nacional, estão livres da febre aftosa sem vacinação, e isso vai abrir novos mercados e reduzir custos para os pecuaristas”, disse o secretário Nacional de Defesa Agropecuária, José Guilherme Leal. “Isso aumenta muito a competitividade dos nossos produtos da agropecuária, vai trazer um novo perfil da agropecuária de Mato Grosso do Sul, nossos produtos serão mais valorizados lá fora, aquilo que é produzido aqui terá um valor agregado e toda a sociedade ganha com isso”, afirmou. "Com a retirada da vacinação a partir do ano que vem, Mato Grosso do Sul entra em outro patamar da pecuária nacional e mundial”, afirmou a ex-ministra da Agricultura, Teresa Cristina, ao participar da Expozebu, em Uberaba (MG), junto com o ministro da Agricultura Marcos Montes e do secretário Nacional de Defesa Agropecuária, José Guilherme Leal.

 

 

LEIA A COLUNA DE HOJE CLICANDO AQUI EM MARCO EUSÉBIO IN BLOG

 

 

  

LEIA A COLUNA DE HOJE CLICANDO AQUI EM MARCO EUSÉBIO IN BLOG

 
• • • • •

Nascido em Santo André (SP) e radicado em Campo Grande (MS) desde a adolescência, Marco Eusébio é um dos mais experientes jornalistas de Mato Grosso do Sul. Com um estilo refinado e marcante de escrever, ficou conhecido como autor de uma das mais lidas colunas divulgadas em sites de notícias do estado. Agora em formato “in blog” amplia a comunicação com seus leitores através deste Portal www.marcoeusebio.com.br ativado no dia 29/2/2009.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS