Campo Grande Quinta-feira, 18 de Abril de 2024


Marco Eusébio Terça-feira, 28 de Janeiro de 2020, 14:11 - A | A

Terça-feira, 28 de Janeiro de 2020, 14h:11 - A | A

Coluna Entrelinhas da Notícia

“Coronavírus deve chegar ao Brasil, mas não há motivo para pânico” diz cientista

Por Marco Eusébio

Da coluna Entrelinhas da Notícia
Artigo de responsabilidade do autor

Peter Ilicciev/Divulgação

 ColunaMarcoEusébio

Rivaldo Venâncio, coordenador de Vigilância em Saúde e Laboratórios de Referência da Fiocruz: 'Não seremos pegos de surpresa'

"Considerando a grande circulação de pessoas entre os continentes, é bastante provável que esse vírus chegue ao Brasil. Mas é importante que a população saiba que a identificação do novo coronavírus no país não deverá ser motivo para alarde ou pânico", afirmou o cientista da Fundação Osvaldo Cruz, Rivaldo Venâncio da Cunha, sobre a variação do coronavírus que está se espalhando da China para vários países. Rivaldo, que comandou a Fiocruz em Mato Grosso do Sul e é o atual coordenador Vigilância em Saúde e Laboratórios de Referência da fundação, disse em entrevista no Rio ao O Globo que a Fiocruz mantém contato permanente com o Ministério da Saúde para acompanhar o cenário epidemiológico do novo coronavírus.

"Temos um laboratório que é referência nacional para diagnóstico laboratorial de vírus respiratórios. E temos dois institutos nacionais, também de referência, para atendimento a pacientes, além de um centro de saúde voltado para a atenção básica. Toda essa nossa capacidade poderá ser acionada na eventual chegada do vírus, seguindo os protocolos definidos. Não seremos pegos de surpresa". O cientista explicou: "Como acontece com todos os vírus respiratórios, há sempre uma quantidade muito grande de casos leves e moderados. Acreditamos que, a exemplo do que acontece com outros tipos de coronavírus, o comportamento permaneça o mesmo. Ou seja, muitos casos leves a moderados e as formas mais graves da doença acometendo àquela população que já faz parte dos grupos considerados mais vulneráveis a doenças respiratórias, como idosos, crianças, gestantes, pessoas com doenças crônicas ou com imunodeficiência".

Rivaldo, que nos dias 30 e 31 estará palestrando no Sindicato dos Médicos (Sinmed-MS) em Campo Grande sobre "Atualização em Manejo Clínico da Dengue e Chikungunya", acrescentou: "A recomendação é que esses grupos potencialmente mais vulneráveis às formas graves da doença estejam mais atentos às manifestações clínicas. É importante destacar que todas as medidas estão sendo tomadas, os cenários estão sendo permanentemente avaliados pelo Ministério da Saúde e órgãos competentes e há grupos na rede pública dedicados ao acompanhamento dessa situação". Leia aqui a íntegra da entrevista no site do O Globo.

 

 

LEIA A COLUNA DE HOJE CLICANDO AQUI EM MARCO EUSÉBIO IN BLOG

 

 



 


 

  

LEIA A COLUNA DE HOJE CLICANDO AQUI EM MARCO EUSÉBIO IN BLOG

 
• • • • •

Nascido em Santo André (SP) e radicado em Campo Grande (MS) desde a adolescência, Marco Eusébio é um dos mais experientes jornalistas de Mato Grosso do Sul. Com um estilo refinado e marcante de escrever, ficou conhecido como autor de uma das mais lidas colunas divulgadas em sites de notícias do estado. Agora em formato “in blog” amplia a comunicação com seus leitores através deste Portal www.marcoeusebio.com.br ativado no dia 29/2/2009.

Comente esta notícia


Colunistas LEIA MAIS