Campo Grande 00:00:00 Sábado, 11 de Janeiro de 2025


Marco Eusébio Quinta-feira, 02 de Julho de 2009, 17:10 - A | A

Quinta-feira, 02 de Julho de 2009, 17h:10 - A | A

CQC "paraguaio" assusta vereadores da Capital

Marco Eusébio

CQC

Vereadores de Campo Grande e seus assessores ficaram em pânico quando dois jovens com uma câmera na mão e um microfone com o símbolo CQC entraram na Câmara durante a sessão da manhã de hoje. Indagados, os rapazes alegaram que produziam um documentário sobre pontos turísticos de Campo Grande. Mais de perto notava-se que o CQC era escrito à caneta. Diante do assédio de jornalistas se mandaram. Pela pinta, pareciam acadêmicos querendo querendo fazer vídeo pra postar no YouTube. Mas demonstraram talento humorístico. Cá entre nós, chamar o plenário da Câmara de ponto turístico é uma tremenda piada, né não?!


Vereador comete falta e recebe "amarelo"

Também na sessão desta quarta-feira da Câmara da Capital de MS, o vereador corintiano Lídio Lopes, do PP (foto), aproveitou o uso da palavra para dizer que são-paulinos, palmeirenses e santistas estavam decepcionados com a conquista da Copa do Brasil pelo Timão. O árbitro do plenário, Paulo Siufi (PMDB), presidente da Casa, que é tricolor, marcou a falta sem pestanejar:

 

- "Nobre vereador, limite-se a apresentar suas indicações e deixe o time dos outros em paz..."

 

Godói xinga a mãe de Felipe ao vivo pela Band

Por falar em Timão campeão, o ex-árbitro e dublê de comentarista da Band, Oscar Roberto Godói, extrapolou durante a transmissão da final da Copa do Brasil, xingando, ao vivo, em rede nacional, o goleiro Felipe, do Corinthians. Aos 49 minutos do segundo tempo, com jogo empatado em 2 a 2, o goleiro Felipe caiu e aparentemente tentava gastar o tempo. Godói então falou: "Vai ficar no chão o filho da p...!". Até Luciano do Valle e o comentarista Neto, ex-ídolo do clube, ficaram pasmos com o "comentário explícito" do colega de cabine.
 

Para lojistas, duas saídas: fogo ou frigideira fiscal...

Pequenos e médios lojistas de Mato Grosso do Sul que não atuam com os chamados produtos de primeira-necessidade reclamam do "semestre vermelho" de 2009 e começam este segundo sem muito otimismo. Com baixa rotatividade e produtos estocados, lastimam que estão com o "capital de giro" nos cofres do governo. É que o Fisco estadual cobra o chamado ICMS Garantido logo na entrada de produtos no estado, ficando com 15% sobre o valor da compra. Inventada pelo então secretário de Fazenda do governo petista de MS e hoje ministro de Lula, Paulo Bernando, a cobrança antecipada foi mantida pelo atual titular da Pasta, Mário Sérgio Lorenzeto. E como pelo andar da carruagem os dois principais candidatos ao governo estadual em 2010 serão o atual governador André Puccinelli (PMDB) e o ex-ocupante da cadeira Zeca do PT, vai daí que o tal ICMS Garantido deve ter vida longa.
 

Petrobras virou "cabide" federal, diz Bornhausen

- "Fico estarrecido ao ler que, só na comunicação, a Petrobras tem 1.150 funcionários" - disse hoje, em Campo Grande (MS), Jorge Konder Bornhausen, ex-senador, ex-presidente nacional do PFL (atual DEM) afirmando que o governo federal continua gastando muito e mal. "A expectativa de arrecadação da União ficou 6% abaixo para o previsto neste primeiro semestre devido à crise internacional, enquanto a de despesas foi de 12% a mais. E os investimentos são em empregos e não em benefício do país", afirmou. O ex-presidente da poderosa Federação Brasileira dos Bancos (Febrabam) e atual presidente do Conselho Político da Associação Comercial de São Paulo (SP), Bornhausen fez palestra no Rádio Clube no lançamento do Conselho Político e Social da Associação Comercial e Industrial local (ACICG) do qual também faço parte.

 

Levy Dias não descarta disputar governo de MS

Depois da palestra de Bornhausen, conversei com o ex-senador e ex-prefeito de Campo Grande, Levy Dias, que também integra o Conselho Político da ACICG juntamente com outras personalidades políticas de MS como os senadores Delcídio do Amaral (PT) e Marisa Serrano (PSDB) e o ex-senador Juvêncio da Fonseca. Perguntei se definiu sua situação partidária e se pretende mesmo deixar o PMDB e aceitar a proposta do PTB e de outras siglas para disputar o governo de MS em 2010. Bem disposto, Levy Dias frisou que continua analisando o quadro e que só decidirá seu destino em setembro.

 
Projeto 2010 tá em campo, diz dentista "profeta"

Em dezembro de 2007, logo depois do rebaixamento do Corínthians para a Segundona do Brasileirão, o cirurgião-dentista Marco Leolpoldino, de Campo Grande (MS), afirmava que começava ali o que chamou de "Projeto 2010". E explicava seu sonho: "Vamos ser campeões da Segunda Divisão em 2008, conquistar o Paulistão, a Copa do Brasil e o Brasileirão em 2009 e em 2010 comemorar o centenário do Timão ganhando a Libertadores". Registrei a história na minha antiga coluna no MS Notícias, um dos sites parceiros deste blog. Hoje, dia seguinte ao terceiro dos cinco títulos profetizados, o xará fez questão de me telefonar pra lembrar a "profecia" e dizer:

 

- "Só faltam dois".

Excluídas pelo MP, entidades visitarão Guariroba


Representantes de entidades ambientais, sindicais, de defesa do consumidor, direito agrário, direitos humanos, e movimentos de mulheres visitarão no dia 17, sexta-feira da semana que vem, a nascente do Córrego Guariroba (Bacia do Guariroba) principal fonte de abastecimento de água de Campo Grande (MS). A intenção é verificar se houve providências em relação à denúncias sobre plantio indiscriminado de eucalíptos na região e poluição no leito dos córregos que compõem a área de proteção ambiental (Apa) feitas ao MP estadual, à Secretaria Municipal de Meio Ambiente e ao Conselho Municipal de Meio Ambiente em maio do ano passado por ambientalistas. O grupo sairá às 13h da entrada do bairro Maria Aparecida Pedrossian, na saída para Três lagoas. "A visita foi programada depois que "a promotora de justiça Mara Cristiane Bravo de meio ambiente 'desconvidou' para reunião de hoje (2) no MP as cerca de 40 entidades que integram a central dos Movimentos Sociais (CMS) que fizeram a denúncia no ano passado. Liguei no MP e ela mandou dizer que essa reunião é só para fazendeiros, sindicato rural, órgãos do meio ambiente e uma entidade ligada a donos de terra da região do Guariroba", afirma o coordenador do Cedampo, Haroldo Borralho. Mais informações sobre a visita com o prório Borralho pelos telefones (67) 9235-1628 e 3382-6248.

 

Em tempo: na reunião de hoje, com intermediação do MP, o Sindicato Rural quer orientar fazendeiros da Capital sobre liberação de recursos federais para recuperação de áreas de preservação ambiental, mais especificamente na Bacia do Guariroba.

Com Bornhausen, ACICG lança Conselho Político


Em almoço executivo com participação do ex-senador Jorge Bornhausen (DEM), coordenador do Conselho Político e Social da Associação comercial de São Paulo (ACSP), no Rádio Clube, em Campo Grande, foi lançado o Conselho Político e Social (COPS) da Associação Comercial e Industrial de Campo Grande (ACICG). Trata-se de um órgão de consultoria e de assessoramento da entidade que deverá se reunir mensalmente e atuar como centro de referência de altos estudos e debates dos mais relevantes temas nacionais e regionais, com o objetivo de colaborar para o aprimoramento e fortalecimento das instituições e incrementar o desenvolvimento social. A convite do presidente da ACICG, o empresário Luiz Fernando Buainain, em integro o Conselho.

Confira a composição:


Coordenador Juvêncio César da Fonseca (ex-senador)


Presidente Luiz Fernando Buainain (ACICG)


Secretário Roberto Oshiro (advogado tributarista e empresário)


Abílio de Barros (pecuarista)


Ademar Silva Júnior (Famasul)


Aleixo Paraguassú (desembargador aposentado)


Amauri Worms (TV Campo Grande)


Antônio Cláudio Lot (consultor e administrador)


Carlos Dupa (BMF)


Chico Maia (Acrissul)


Clélio Chiesa (advogado tributarista)


Dario de Oliveira (economista)


Delcídio do Amaral (senador)


Egídio Comin (empresário - Egelte)


Fernando Amorim (empresário - Ponto Certo)


Frederico Valente (MIN - Ministério da Integração Nacional)


Guilherme Marback Neto (Uniderp)


João Carlos Polidoro (empresário - Método)


Jorge Zahran (TV Morena)


Padre José Marinone (UCDB)


Júlio Oshiro (consultor e administrador)


Leocir Montangna (FAEMS)


Levy Dias (Ex-senador)


Luiz Carlos Feitosa (jornalista e empresário)


Maicon Thomé Marins (empresário - Faquibras)


Marcos Augusto Netto (Secovi)


Marco Eusébio (jornalista)


Marisa Serrano (senadora)


Omar Aukar (empresário - Los Dos)


Paulo Antunes (Caixa Econômica Federal


Pedro Chaves (empresário - Mace)


Ricardo Lot (Banco do Brasil)


Ricardo Naban (Fenapro)


Sérgio Bastos (economista)


Ulisses Conceição Filho (Fecomércio)


Victor Barone (jornalista)


Vladimir Rossi Lourenço (OAB nacional)

  

LEIA A COLUNA DE HOJE CLICANDO AQUI EM MARCO EUSÉBIO IN BLOG

 
• • • • •

Nascido em Santo André (SP) e radicado em Campo Grande (MS) desde a adolescência, Marco Eusébio é um dos mais experientes jornalistas de Mato Grosso do Sul. Com um estilo refinado e marcante de escrever, ficou conhecido como autor de uma das mais lidas colunas divulgadas em sites de notícias do estado. Agora em formato “in blog” amplia a comunicação com seus leitores através deste Portal www.marcoeusebio.com.br ativado no dia 29/2/2009.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS