O Brasil ficará à frente da secretaria-geral da Interpol, a maior organização policial do mundo. Valdecy Urquiza, delegado da Polícia Federal, foi eleito pela maioria dos 196 membros da Assembleia-Geral da Interpol, em Glasgow, na Escócia, para comandar a organização. Urquiza é o primeiro representante de um país em desenvolvimento a ocupar esse posto nos 100 anos de existência da Interpol. A eleição no âmbito do Comitê Executivo da Interpol, em Lyon, em junho de 2024, foi ratificada nesta terça-feira.
Atualmente, Urquiza é diretor de Cooperação Internacional da Polícia Federal e foi vice-presidente da Interpol para as Américas - de 2021-2024. A secretaria-geral é o principal cargo executivo da organização e o mandato é de cinco anos. Urquiza assumirá o posto ao fim do mandato do atual secretário-geral, Jürgen Stock, da Alemanha, na próxima quinta-feira. Ele será responsável por liderar a organização em seus esforços globais de combate ao crime transnacional e fortalecimento da cooperação policial internacional.
Nascido em São Luís (MA), Urquiza tem 43 anos, é formado em Direito pela Universidade de Fortaleza, com pós-graduações em Administração Pública pelo Ibmec e em Direito Ambiental pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Também ex-aluno da Academia Nacional do FBI, em Quantico, Virgínia (EUA). (Com ABr)
LEIA A COLUNA DE HOJE CLICANDO AQUI EM MARCO EUSÉBIO IN BLOG
• • • • •