Campo Grande Quinta-feira, 18 de Abril de 2024


Marco Eusébio Sexta-feira, 23 de Outubro de 2020, 10:36 - A | A

Sexta-feira, 23 de Outubro de 2020, 10h:36 - A | A

Coluna Entrelinhas da Notícia

Pelé foi goleiro, ator, cantor e ministro: veja curiosidades sobre o rei do futebol

Por Marco Eusébio

Da coluna Entrelinhas da Notícia
Artigo de responsabilidade do autor

Fotos Reprodução

ColunaMarcoEusébio

Pelé soldado, ator (com Stallone), cantor com Elis e na formatura em Educação Física

Em alusão aos 80 anos de Pelé, a imprensa divulga ontem (23) curiosidades da história de Edson Arantes do Nascimento. Veja algumas:

PELÉ SOLDADO – Aos 18 anos, já campeão mundial, Pelé teve de se licenciar do Santos para servir o Exército e ficou seis meses no ¨6º Grupo de Artilharia de Costa Motorizado. O Soldado 202 Nascimento, como era chamado conforme o Centro de Memória do Santos, não deixou de jogar futebol neste período e foi campeão sul-americano pela seleção das Forças Armadas.

PELÉ GOLEIRO – O craque Pelé também atuou como goleiro por quatro vezes com a camisa do Santos e não sofreu nenhum gol. A primeira vez aconteceu foi contra o Comercial pelo campeonato paulista de 1959, a segunda em 1964 contra o Grêmio, pela Taça Brasil; e em dois amistosos, em 1969 e 1973.

JUVENIL CAMPEÃO NA COPA – Até hoje Pelé detém o título de jogador mais novo a vencer Copa do Mundo conquistado com apenas 17 anos em 1958, na Suécia. Foi a Copa em que ele mais marcou gols pela seleção, seis no total.

PELÉ PROFESSOR – Pelé poderia ter se tornado educador físico e até seguido a área acadêmica, pois é formado pela FEFIS, da Universidade Metropolitana de Santos (Unimes). Em 2018, ele foi homenageado com o título Doutor Honoris Causa.

SÓ DOIS CLUBES – Ao longo de sua vitoriosa carreira de suas décadas, Pelé só atuou em dois clubes: no Santos, de 1956 e 1974; e no New York Cosmos (EUA), entre 1975 e 1977.

PELÉ ATOR – Pelé també foi atração nas telonas e chegou a atuar ao lado de Sylvester Stallone no filme "Fuga para a Vitória" (1981). No Brasil, integrou o elenco de "Os Trombadinhas" (1979) e "Os Trapalhões e o Rei do Futebol" (1986), ao lado de Didi, Dedé, Mussum e Zacarias.

PELÉ MINISTRO – Edson Arantes do Nascimento foi o primeiro negro a ocupar um cargo de primeiro escalão no governo do Brasil como ministro do Esporte da gestão do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, de 1º de janeiro de 1995 até 31 de dezembro de 1998. Durante seu mandato, criou a Lei Pelé, que alterou uma série de leis esportivas. A principal delas, em relação ao passe de jogador, que não existe mais.

PELÉ CANTOR – Em 1969, Pelé atuou como cantor em parceria com Elis Regina participando de dois duetos em um compacto chamado "Tabelinha - Pelé x Elis": "Vexamão" e "Perdão Não Tem Vez". No ano de sua aposentadoria, cantou ao lado do grupo Sérgio Mendes & Brasil 66 em LP que levou o seu nome. Veja o vídeo abaixo.

 

 

 

LEIA A COLUNA DE HOJE CLICANDO AQUI EM MARCO EUSÉBIO IN BLOG

 

 



 


 

  

LEIA A COLUNA DE HOJE CLICANDO AQUI EM MARCO EUSÉBIO IN BLOG

 
• • • • •

Nascido em Santo André (SP) e radicado em Campo Grande (MS) desde a adolescência, Marco Eusébio é um dos mais experientes jornalistas de Mato Grosso do Sul. Com um estilo refinado e marcante de escrever, ficou conhecido como autor de uma das mais lidas colunas divulgadas em sites de notícias do estado. Agora em formato “in blog” amplia a comunicação com seus leitores através deste Portal www.marcoeusebio.com.br ativado no dia 29/2/2009.

Comente esta notícia


Colunistas LEIA MAIS