Campo Grande Sexta-feira, 19 de Abril de 2024


Tecnologia Domingo, 16 de Fevereiro de 2020, 11:57 - A | A

Domingo, 16 de Fevereiro de 2020, 11h:57 - A | A

Coluna Tecnologia

Aplicativo de GPS é capaz de espelhar navegação na tela do carro

Por Alice Bachiega

Da coluna Tecnologia
Artigo de responsabilidade do autor

Empresas ampliam serviços para facilitar a vida do usuário

Divulgação

ColunaTecnologia

Desenvolvida com o objetivo de auxiliar os militares, a tecnologia GPS se tornou importante na vida das pessoas e, principalmente, dos motoristas. O serviço tem acesso à geolocalização e, assim, é possível encontrar endereços, traçar as melhores rotas e economizar combustível nas viagens.


Já disponível no celular, agora também existem os que são integrados às centrais multimídia dos veículos. Os popularmente conhecidos Waze e Google Maps podem ser espelhados a partir do smartphone, via Apple Car Play ou Android Auto. Também há um novo navegador, fornecido pela Here, empresa de mapas digitais dos consórcios de montadoras formada por Daimler/Mercedes, Audi e BMW, chamada “Here we go”.


Uma das vantagens que esse novo modelo apresenta é a possibilidade de baixar mapas e navegar no modo offline quando estiver sem conexão de internet. Deste modo, a utilização será paga pelo patrocínio das empresas que desejarem oferecer o serviço na plataforma, como cartões de crédito ou estacionamentos.


Paralelamente a isso, a Here lançou também o software “Navigation On-Demand”, para que empresas e fornecedores possam integram a plataforma com serviços online, como pedido de comida, procura e pagamento de estacionamento e revisão de agendamentos, por exemplo.


A fornecedora afirma que seu software de navegação está integrado com o Alexa, serviço de voz elaborado pela Amazon, o que poderá gerar rapidez e facilidade para as montadoras oferecerem a navegação intuitiva. A funcionalidade está marcada para chegar ainda neste ano ao Brasil.

Segurança
O GPS espelhado pode representar mais segurança ao motorista. Isso porque, com o celular exposto no para-brisa, o veículo pode ficar ainda mais visado. Mesmo assim, o ideal é não gravar o endereço de casa ou do trabalho na memória do aparelho.


Outra coisa importante na hora de manter a segurança no trânsito é o licenciamento de veículos. O Departamento Estadual de Trânsito (Detran) divulgou as taxas e as datas para os pagamentos de 2020. Ele é obrigatório para a obtenção do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV), documento que é necessário para que todos os carros possam transitar pelas vias da cidade.


Isso porque, para serem liberados para a etapa do pagamento, os veículos devem passar por uma vistoria geral e, caso estejam dentro das regras, os motoristas efetuam o pagamento. O CRLV é uma prova de que o veículo tem condições de trafegar pelas vias.

 

 



 


 

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS