Campo Grande Quinta-feira, 18 de Abril de 2024


Tecnologia Domingo, 31 de Julho de 2022, 12:23 - A | A

Domingo, 31 de Julho de 2022, 12h:23 - A | A

Coluna Viagens

Carros conectados: conheça as vantagens desta nova tecnologia

Por Alice Bachiega

Da coluna Tecnologia
Artigo de responsabilidade do autor

Voltada para o conforto dos condutores, a tecnologia promete uma transmissão de dados mais precisa para evitar acidentes e indicar manutenções certeiras

iStock

ColunaTecnologia

A tecnologia tem estado cada vez mais presente em nosso dia a dia, e com avanços cada vez mais surpreendentes. Tanto que podemos falar tranquilamente que certos conceitos que apareciam somente em filmes de ficção científica, hoje, são completamente possíveis, e podem até mesmo ser adquiridos.


A Internet das Coisas é uma destas novas tecnologias que, segundo fontes oficiais, pretende revolucionar a forma como enxergamos a troca de dados. Isso porque ele vai permitir que aparelhos se conectem, além de uma captação de informações praticamente imediata, em qualquer lugar.


Para a indústria automobilística, isso significa um passo gigantesco de colocar em prática alguns avanços tecnológicos que podem facilitar a vida das montadoras e, principalmente, dos motoristas. Quanto mais conectado o carro, mais assertivo será o monitoramento de diversos componentes do veículo e o seu desgaste.


Isso pode evitar que acidentes ocorram nas estradas, graças a uma série de equipamentos que, conectados, fornecem para o condutor informações precisas sobre todo o veículo, fazendo com que acidentes sejam evitados, ou manutenções mais precisas ocorram.


Essa troca mais rápida de informações vai permitir uma consulta de veículo, principalmente de seu histórico de uso mais preciso, no momento de alugar um carro, e até mesmo de comprá-lo, já que você vai ter acesso aos dados de performance desse veículo de forma cada vez mais assertiva e acessível.


Porém o mais surpreendente disso tudo é a possibilidade de os carros se comunicarem entre si, podendo acionar freios e tomar medidas antes que ocorra um acidente, porque o veículo vai ter acesso em tempo real de tudo ao seu redor.


Fora isso, ele também vai estar conectado com assistência de estrada, com apoio de equipes de atendimento, ajuda no tráfego, segurança e aviso de acidentes, em uma velocidade quase imediata, além de acesso a sistemas de mapeamento e redes como Google Maps ou Waze.


Isso tudo aumenta as chances de sucesso da chegada de uma outra tecnologia que pretende revolucionar o setor automobilístico, que são os carros autônomos, onde no Reino Unido, mesmo com proibições de manuseio de aparelhos celulares, o condutor ainda pode se entreter usando telas embutidas diretamente nos veículos.


Para mostrar como isso está avançado, alguns carros atualmente também dispõem de Wi-Fi, para que seus condutores possam conectar seus celulares. Esse serviço ainda é pago, mas ainda assim, tem montadoras como a Jeep, que fechou uma parceria com a Tim para fornecer esse tipo de benefício para os usuários dos veículos.


Com tudo isso, o cenário tecnológico está cada vez mais voltado para trazer conforto para os motoristas, e até mesmo deixá-los mais seguros; apesar de atualmente eles serem até mesmo um pouco inacessíveis para o grande público, logo será algo comum. E tomara mesmo que seja.

Comente esta notícia


Colunistas LEIA MAIS