Terça-feira, 23 de Abril de 2024


Tecnologia Domingo, 10 de Maio de 2020, 11:58 - A | A

Domingo, 10 de Maio de 2020, 11h:58 - A | A

Coluna Tecnologia

Com estilo intimista e tranquilo, Animal Crossing: New Horizons é o jogo sensação na quarentena

Por Alice Bachiega

Da coluna Tecnologia
Artigo de responsabilidade do autor

Em meio ao isolamento social, jogo promove ambiente desacelerado

Divulgação

ColunaTecnologia

Em tempos de ansiedade, atividades relaxantes como livros e jogos eletrônicos são uma ótima maneira de desestressar. Apesar da onda de adiamento no lançamento de jogos, graças à crise do novo coronavírus, a empresa Nintendo seguiu os planos já definidos e lançou no dia 20 de março um dos jogos mais aguardados do ano, o game de simulação social Animal Crossing: New Horizons.

Nele, o jogador se muda para uma ilha deserta, podendo construir casas e decorar tudo de acordo com suas preferências. A exploração não linear pela ilha permite que o usuário capture insetos e peixes, colete e construa itens e crie uma comunidade de animais antropomórficos, como Isabelle, uma gentil shih tzu, e Tom Nook, o guaxinim que vende o pacote da ilha para o jogador.

Com um estilo intimista e tranquilo, o jogo, exclusivo para o Nintendo Switch, acontece em tempo real, acompanhando o horário interno do videogame para estabelecer os ciclos do dia e da noite. Se uma fruta é coletada, o jogador precisa esperar alguns dias reais para que ela apareça novamente. Isso também acontece com as missões diárias, criando um ambiente além das vontades do jogador, que precisa respeitar o tempo daquele mundo. Além dessas tarefas normais, é possível realizar encontros sociais que se assemelham à vida real, como casamentos e velórios.

Para quem não tem o console Nintendo Switch, mas quer aproveitar o jogo, é possível ter um gostinho da experiência pelo Animal Crossing: Pocket Camp, jogo da série Animal Crossing disponível gratuitamente para celular. Ali, o jogador cria seu próprio acampamento, além de conhecer os campings de vários outros personagens, coletar insetos e peixes e realizar as missões diárias.

Sucesso do Animal Crossing: New Horizons
Várias questões podem estar ligadas ao sucesso avassalador do novo Animal Crossing. O sentimento de escapismo criado pelo jogo, com personagens carismáticos e uma atmosfera calma, permitem que o jogador seja colocado em uma rotina de normalidade, realizando atividades comuns, como pesca e agricultura. Além disso, ele tem sido usado como ferramenta para manter pessoas conectadas, permitindo que o usuário faça amizade com outros jogadores, que podem ser seus amigos ou parentes na vida real. Além disso, seu ritmo desacelerado, tão diferente de outros jogos, permite que o jogador realize suas tarefas sem se sentir pressionado, atividade que fica ainda mais tentadora em um contexto onde as pessoas estão ainda mais ansiosas.

O momento no qual o Animal Crossing: New Horizons foi lançado também teve um grande impacto sobre as vendas, fazendo com que ele se tornasse o segundo jogo mais vendido em 2020 nos Estados Unidos, ficando atrás somente de Call of Duty: Modern Warfare. Com tantos lançamentos de jogos sendo adiados, foi natural que o público procurasse novas formas de entretenimento, impulsionando a venda do jogo.

 

 

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS