Campo Grande Terça-feira, 16 de Abril de 2024


Tecnologia Domingo, 23 de Agosto de 2020, 12:48 - A | A

Domingo, 23 de Agosto de 2020, 12h:48 - A | A

Coluna Tecnologia

Como a Inteligência Artificial pode impactar empreendimentos

Por Alice Bachiega

Da coluna Tecnologia
Artigo de responsabilidade do autor

Com ferramentas automatizadas, é possível ter maior controle de todas as áreas de uma empresa e tomar decisões baseadas em dados

Divulgação

ColunaTecnologia

A Inteligência Artificial – também conhecida pela sigla AI – é um avanço tecnológico que permite que sistemas simulem uma inteligência parecida com a humana, sendo mais autônomos do que programações simples que apenas obedecem ordens específicas. O grande diferencial é a capacidade de assimilar grandes bancos de dados e tomar decisões a partir dessas informações.


Essa inovação já está presente em diversos sistemas do dia a dia, como as redes de anúncio, que selecionam propagandas que sejam do interesse de cada usuário, em dispositivos inteligentes para casa (smart home), capazes de compreender comandos de voz e cumprir tarefas, e até mesmo em jogos de videogame, que podem criar níveis pensando exclusivamente no padrão do jogador.


Soluções com AI como Alteryx e Data Robot também servem para facilitar processos dentro de qualquer empreendimento, principalmente no que diz respeito à segurança. De acordo com um estudo global da Associação dos Investigadores de Fraude Certificados (ACFE), 13% das empresas usam a Inteligência Artificial para detectar e impedir casos de fraudes e 25% estão planejando investir na tecnologia até 2021.


Mas a serventia da Inteligência Artificial não se limita apenas à segurança. Saiba de quais outras maneiras a AI pode auxiliar um empreendimento.


Serviço personalizado para o cliente
É cada vez mais comum vender produtos e serviços de forma contínua, através de assinaturas, como acontece nas plataformas de streaming de música e filmes, como também nos sistemas de entrega mensal de produtos diversificados, como livros, cosméticos e roupas.


Nesses casos, a quantidade de dados que se pode obter sobre um cliente, tendo em vista que o contato com ele será constante, é imensa. Esses dados, processados e analisados com a ajuda de ferramentas de Business Intelligence, como Qlik Sense, por exemplo, podem ajudar a alimentar relatórios e facilitar processos de tomada de decisão manual. Tudo isso contribui para a apresentação de informações claras que permitem uma interação mais atenciosa com o cliente.


Encontrar informações rapidamente
Dentro do escritório, é possível digitalizar documentos e passá-los pelo Processamento de Linguagem Natural. Isso deixa a rotina em diversos setores mais prática, pois permite que colaboradores encontrem conteúdos e informações precisas rapidamente, mesmo que os arquivos estejam em um ambiente físico. Essa organização dificulta a perda de documentos e diminui o tempo que a procura manual demandaria.


Previsões de mercado
Com o auxílio de sistemas com AI, os gestores conseguem observar o comportamento recorrente de clientes e concorrentes para entender futuros possíveis cenários do mercado de trabalho. Com isso, há a possibilidade de planejar estratégias corporativas específicas para blindar a empresa de problemas que estão por vir, ou estabelecer novos produtos para necessidades futuras.


Gestão
O ideal para qualquer empresa é conseguir visualizar os dados de maneira completa e clara. Com previsões de gastos, lucros e desempenho dos colaboradores de uma maneira simples de ser compreendida. A Inteligência Artificial permite isso. Essas informações podem ser utilizadas para tomadas de decisões mais consistentes dentro da empresa através de automação de insights.

 

 

Comente esta notícia


Colunistas LEIA MAIS