Campo Grande/MS, Segunda-Feira, 28 de Setembro de 2020 |
27˚
(67) 3042-4141
Colunistas
Domingo, 23 de Agosto de 2020, 12h:48
Tamanho do texto A - A+
Colunistas

Como a Inteligência Artificial pode impactar empreendimentos

Por Alice Bachiega

Da coluna Tecnologia
Artigo de responsabilidade do autor

Com ferramentas automatizadas, é possível ter maior controle de todas as áreas de uma empresa e tomar decisões baseadas em dados

Divulgação

ColunaTecnologia

A Inteligência Artificial – também conhecida pela sigla AI – é um avanço tecnológico que permite que sistemas simulem uma inteligência parecida com a humana, sendo mais autônomos do que programações simples que apenas obedecem ordens específicas. O grande diferencial é a capacidade de assimilar grandes bancos de dados e tomar decisões a partir dessas informações.


Essa inovação já está presente em diversos sistemas do dia a dia, como as redes de anúncio, que selecionam propagandas que sejam do interesse de cada usuário, em dispositivos inteligentes para casa (smart home), capazes de compreender comandos de voz e cumprir tarefas, e até mesmo em jogos de videogame, que podem criar níveis pensando exclusivamente no padrão do jogador.


Soluções com AI como Alteryx e Data Robot também servem para facilitar processos dentro de qualquer empreendimento, principalmente no que diz respeito à segurança. De acordo com um estudo global da Associação dos Investigadores de Fraude Certificados (ACFE), 13% das empresas usam a Inteligência Artificial para detectar e impedir casos de fraudes e 25% estão planejando investir na tecnologia até 2021.


Mas a serventia da Inteligência Artificial não se limita apenas à segurança. Saiba de quais outras maneiras a AI pode auxiliar um empreendimento.


Serviço personalizado para o cliente
É cada vez mais comum vender produtos e serviços de forma contínua, através de assinaturas, como acontece nas plataformas de streaming de música e filmes, como também nos sistemas de entrega mensal de produtos diversificados, como livros, cosméticos e roupas.


Nesses casos, a quantidade de dados que se pode obter sobre um cliente, tendo em vista que o contato com ele será constante, é imensa. Esses dados, processados e analisados com a ajuda de ferramentas de Business Intelligence, como Qlik Sense, por exemplo, podem ajudar a alimentar relatórios e facilitar processos de tomada de decisão manual. Tudo isso contribui para a apresentação de informações claras que permitem uma interação mais atenciosa com o cliente.


Encontrar informações rapidamente
Dentro do escritório, é possível digitalizar documentos e passá-los pelo Processamento de Linguagem Natural. Isso deixa a rotina em diversos setores mais prática, pois permite que colaboradores encontrem conteúdos e informações precisas rapidamente, mesmo que os arquivos estejam em um ambiente físico. Essa organização dificulta a perda de documentos e diminui o tempo que a procura manual demandaria.


Previsões de mercado
Com o auxílio de sistemas com AI, os gestores conseguem observar o comportamento recorrente de clientes e concorrentes para entender futuros possíveis cenários do mercado de trabalho. Com isso, há a possibilidade de planejar estratégias corporativas específicas para blindar a empresa de problemas que estão por vir, ou estabelecer novos produtos para necessidades futuras.


Gestão
O ideal para qualquer empresa é conseguir visualizar os dados de maneira completa e clara. Com previsões de gastos, lucros e desempenho dos colaboradores de uma maneira simples de ser compreendida. A Inteligência Artificial permite isso. Essas informações podem ser utilizadas para tomadas de decisões mais consistentes dentro da empresa através de automação de insights.

 

 

NENHUM COMENTÁRIO

Clique aqui para "COMENTAR ESTA NOTÍCIA" e seja o primeiro a comentar!
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!

LEIA MAIS SOBRE ESSE ASSUNTO

Trinix