Campo Grande Quinta-feira, 18 de Abril de 2024


Tecnologia Domingo, 13 de Março de 2022, 11:58 - A | A

Domingo, 13 de Março de 2022, 11h:58 - A | A

Coluna Tecnologia

Como o 5G vai impactar o mercado de games mobile?

Por Alice Bachiega

Da coluna Tecnologia
Artigo de responsabilidade do autor

Com o 5G, o setor mobile vai poder englobar gêneros de jogos que antes estavam disponíveis somente para plataformas mais robustas, como PlayStation e Xbox

iStock

ColunaTecnologia

O 5G é uma tecnologia que nasceu para revolucionar o mundo como conhecemos. Já com grandes expectativas para setores industriais e mídia ele também promete revolucionar o mundo dos games, mais especificamente, os mobile.


Segundo o TecMundo, somente nos primeiros dias do 2° semestre de 2020, os games mobiles tiveram 1,2 bilhão de downloads, um crescimento de 20% do ano anterior. De acordo com a App Annie, provedora de dados, isso se deu graças à pandemia, onde as pessoas procuravam novas formas de entretenimento.


Isso mostra que, apesar de ser um campo praticamente inexplorado, graças às limitações que o 5G pretende superar, o mercado gamer tem potencial para acompanhar as mudanças. Segundo um estudo feito pela GlobalData, até 2025, o desenvolvimento de jogos pode se tornar uma indústria muito rentável, beirando os US$ 300 bilhões.


Essa nova tecnologia promete diversos benefícios para os gamers, e vamos apresentar aqui algumas dessas inovações tecnológicas que vão revolucionar o mercado.


Acessibilidade para streams
Os streams têm cada vez mais conquistado espaço como um dos principais entretenimentos do setor gamer. Com a chegada do 5G, ele ganha um novo patamar, porque, graças à maior velocidade, será possível transmitir partidas sem sobrecarregar o celular, podendo até ser feita através de smartphones baratos, em um futuro não tão distante.


Tecnologia mais acessível
Pegando o gancho anterior, conforme a tecnologia se populariza, elas poderão ficar mais acessíveis para grande parte da população, sem que precisem desembolsar uma quantia enorme para obter esta tecnologia.


Baixa latência
Isso se traduz em um tempo mínimo de resposta, considerando que o 5G tem uma latência de 40 a 80 vezes menor que a 4ª geração, fazendo com que o tempo entre acionar o comando e ele acontecer diminua drasticamente, aumentando a competitividade dos jogos multiplayer mobile, ou até mesmo uma melhor experiência single player.


Ela também permite que os desenvolvedores sejam capazes de aliviar a carga computacional de um dispositivo, de forma que fontes remotas possam suportar parte do processamento. Isso novamente se traduz em que smartphones 5G que têm bateria e capacidade térmica menor podem rodar jogos mais pesados, sem sobrecarregar.


Rede mais veloz
Podendo chegar a 50 Gbps, o 5G também vai melhorar a capacidade de download, incrementando a experiência em alguns pontos. Desta forma, vai ser possível baixar jogos enormes, como de 4 GB ou 5 GB, em poucos minutos.


As atualizações necessárias nos jogos mobile também passarão por mudanças. São oferecidos novos serviços, ou correção de bugs, e geralmente podem demorar, mas com o 5G, eles poderão ser feitos de forma extremamente rápida.

Comente esta notícia


Colunistas LEIA MAIS