Campo Grande Quinta-feira, 18 de Abril de 2024


Tecnologia Domingo, 20 de Maio de 2018, 11:53 - A | A

Domingo, 20 de Maio de 2018, 11h:53 - A | A

Coluna Tecnologia

iPhone ou Galaxy: qual é o melhor modelo para cada consumidor?

Por Gustavo Torniero

Da coluna Tecnologia
Artigo de responsabilidade do autor

Marcas possuem diversos modelos que competem entre si, principalmente nos smartphones topos de linha

Istock Photos

ColunaTecnologia

Samsung e a Apple protagonizam uma verdadeira guerra quando o assunto é o melhor celular – e os consumidores também embarcam nessa. Galaxy e iPhone possuem diversos modelos que competem entre si, principalmente nos smartphones topos de linha, como é o caso do novo iPhone X, lançado em 2017, e do Galaxy S9, divulgado pela sul-coreana em março de 2018. Para te ajudar a escolher entre uma marca e outra, vamos elencar algumas características e diferenças entre os dispositivos.

Diversidade de modelos
A Samsung ganha de lavada nesse quesito. A empresa sul-coreana coloca periodicamente uma série de modelos de smartphones no mercado, com diferentes características e para públicos específicos. A linha Galaxy J possui, geralmente, uma configuração de entrada e intermediária, enquanto a linha Galaxy A tem especificações técnicas de um celular mais intermediário para premium e a linha Galaxy S se destaca por ser o dispositivo que concorre diretamente com o iPhone. A Apple, por sua vez, possui um perfil mais premium, embora tenha versões mais econômicas, como o iPhone SE e outros modelos anteriores.

Sistema operacional
Esse é um dos pontos mais polêmicos quando se compara Samsung e Apple. A primeira utiliza o sistema operacional Android, empregado em diversos celulares do mercado, e a outra tem o seu próprio sistema, o iOS. Se você já possui dispositivos da Apple, a melhor solução é adquirir um iPhone. O motivo é simples: a integração dos dispositivos é bem mais fácil e prática, porque a Apple se esforça para manter todos os recursos no seu próprio ecossistema.

 

O Android, por outro lado, é um sistema mais aberto. Isso significa que a aparência dos ícones na tela e outros atributos visuais podem ser personalizados facilmente. Você também consegue ter acesso a aplicativos que jamais encontraria na App Store. Em contrapartida, por ser mais “aberto”, está suscetível a mais riscos de segurança. Em linhas gerais, você deve analisar se prefere um sistema mais ou menos flexível. Os prós e contras você é quem deve ponderar.

Performance
Se você é um usuário comum, pode ficar tranquilo. Ambas as empresas possuem excelentes especificações técnicas quando o assunto é capacidade de processamento, ainda mais em modelos premium como o S9 e o iPhone X. Mas, como já foi dito, a Samsung possui vários modelos com diferentes características. Portanto, se você for comprar um smartphone da empresa, pesquise de que forma o celular se comporta em relação à performance.

Câmeras
Novamente, se você é um usuário que só pretende ter um smartphone com uma câmera boa para tirar fotos, ambas as empresas possuem modelos excelentes para essa finalidade. Se, por outro lado, você é um fotógrafo e precisa tirar o máximo proveito das câmeras, é importante ir mais a fundo nessa questão e verificar as especificações necessárias para que você faça uma boa imagem ou grave um bom vídeo.

 

Nesse segundo caso, procure por reviews especializados e comparativos técnicos. Recentemente, por exemplo, a equipe do canal Tech Trinkets colocou dois celulares de elite lado a lado para saber qual câmera alcançava o maior desempenho: o Galaxy Note 8 ou o iPhone X.

Vídeo do teste
Ambos possuem a mesma configuração: câmeras principais de 2 sensores, estabilização óptica, 12 megapixels e HDR. A diferença fica na abertura da câmera dupla, que no iPhone é de f/1.8, enquanto o smartphone da Samsung possui abertura de f/1.6. Portanto, é de se imaginar que tiveram resultados impressionantes. É possível observar, no entanto, que o Galaxy Note 8 teve uma leve vantagem sobre o iPhone X em alguns quesitos. Isso não significa que o iPhone não seja bom – pelo contrário. As duas marcas brigam lado a lado em diversos aspectos técnicos, e com a câmera não é diferente.

Comente esta notícia


Colunistas LEIA MAIS