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Redes sociais são importantes aliadas para o e-commerce

Por Alice Bachiega

Da coluna Tecnologia
Artigo de responsabilidade do autor

Conheça ferramentas dentro do Instagram para trabalhar melhor o negócio e alavancar as vendas

iStock

ColunaTecnologia

Devido ao isolamento social causado pela pandemia da Covid-19, a forma de consumo online se tornou ainda mais importante para os consumidores e uma forte opção de negócio para os empreendedores. Fazer compras online não foi somente uma necessidade por conta das restrições impostas, mas também uma forma de consumir produtos de maneira rápida, eficiente e confortável.

No Brasil, os e-commerces seguem em crescimento e ainda são tendência. Segundo dados do estudo do índice MCC-ENET, o setor digital teve crescimento de 12,59% entre os meses de janeiro e abril de 2022, quando comparado ao mesmo período do ano anterior. A pesquisa também mostra que o faturamento teve um aumento de 11,02% no mesmo período. Também é importante destacar que, segundo a Pesquisa Mensal do Comércio do IBGE, divulgada no dia 13 de abril, o e-commerce foi responsável por 11,6% das vendas do comércio varejista.

É nítido que as novas formas de comprar e comercializar mudaram, e saber trabalhar isso pode ser o passo fundamental para fechar negócio no mundo digital. Segundo dados do Facebook IQ, 59% dos brasileiros entrevistados disseram concluir uma compra após verem ou pesquisarem por produtos no Instagram. Isso mostra que as redes sociais têm um papel fundamental dentro do e-commerce. O Brasil hoje é o 2º país em números de usuários no Instagram, e saber trabalhar a marca dentro da plataforma pode ser o grande diferencial do negócio.

Dicas para vender pelo Instagram
Dentre as muitas vantagens de vender pelo Instagram, uma delas é a simplicidade em gerir e administrar o negócio. Para trabalhar com a plataforma, é necessário apenas que o usuário possua um celular. Outra vantagem é que o serviço de criação de perfis comerciais e vendas seja gratuito, além de ser possível acompanhar estatísticas do seu negócio e público dentro da própria rede.


Para ter sucesso e se destacar na plataforma, é fundamental que a empresa tenha uma boa descrição na bio do perfil. A descrição possui limite de 150 caracteres e permite que o negócio coloque descrição do perfil, links e hashtags.

Trabalhar com as ferramentas Reels e Stories é indispensável. Vídeos curtos e fotos apresentando o negócio e os produtos oferecidos chamam a atenção dos usuários. Fotos bem iluminadas e com descrição correta dos produtos também chamam a atenção dos usuários.

A criação de uma loja online dentro da plataforma é gratuita. Para isso, é necessário ter um perfil comercial e acessar a ferramenta Gerenciador de Negócios (plataforma também oferecida pela Meta) para a criação de um catálogo digital. Dessa forma, é possível que os clientes visualizem os produtos disponíveis junto de descrições e valores. Para concluir as vendas, o usuário pode optar por sistemas externos de pagamento, como Paypal, Pagseguro, Picpay, entre outros.

Investir em anúncios pode ser uma das formas de ter um maior alcance de público. A ferramenta paga permite que a empresa alavanque os negócios dentro da plataforma para o público previamente escolhido. A vantagem nesse modelo de divulgação digital permite que a empresa converse com o público de forma natural, através da própria rede, por um investimento baixo.

Saber usar as próprias ferramentas que a plataforma oferece, divulgar o negócio de maneira clara e saber como vender pelo Instagram são ações essenciais para o crescimento e a boa relação com os seguidores dentro da rede. O aplicativo funciona de forma intuitiva e bastante simples, permitindo que todos os usuários tenham facilidade na criação e divulgação de seus negócios.

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