Campo Grande Sexta-feira, 19 de Abril de 2024


Tecnologia Domingo, 02 de Junho de 2019, 12:21 - A | A

Domingo, 02 de Junho de 2019, 12h:21 - A | A

Coluna Tecnologia

Saiba como tirar a CNH digital pela internet

Por Gustavo Torniero

Da coluna Tecnologia
Artigo de responsabilidade do autor

Documento possui a mesma validade que a versão impressa

Divulgação

ColunaTecnologia

A carteira de Habilitação Nacional (CNH) pode ser obtida também em versão eletrônica por meio da internet. Nesse caso, é necessário ainda ter a versão impressa com o QR code na parte de trás do documento. As carteiras  emitidas a partir de maio de 2017 já possuem esse item. A CNH digital pode ser criada por meio de um aplicativo disponível na Google Play Store (para celulares Android) e AppStore (para celulares da Apple). Confira o passo a passo abaixo:

1. Primeiro, baixe o aplicativo CNH Digital na loja de aplicativos do seu celular;

2. Depois, faça um cadastro e realize a confirmação do seu e-mail para continuar o processo;

3. Já com a conta criada e ativada, faça o login no aplicativo e toque no ícone de mais, localizado na parte inferior do app;

4. Escolha a opção pelo celular no menu que aparecer;

5. Agora, você precisará apontar a câmera do celular para o QR code da CNH impressa, na parte de trás do documento;

6. Em seguida, aponte a câmera do celular para também realizar a verificação biométrica. Esse é um recurso de segurança para atestar a sua identidade;

7. Informe o número do celular que você está utilizando para criar a carteira nacional de habilitação;

8. Por fim, o aplicativo solicitará que você crie uma senha de quatro dígitos para acessar a CNH. É mais um procedimento de segurança.

O documento digital  possui a mesma validade jurídica do que a versão impressa. Isso significa que é possível apresentá-lo quando for solicitado, inclusive em substituição ao documento de identidade (RG), já que a CNH digital também conta com a sua foto. A versão impressa não deixa de valer e também pode ser utilizada. Se o aparelho ficar sem bateria, a única opção será mostrar a versão em papel.

O app só precisa de internet para fazer o cadastro. Depois, mesmo que você estiver offline, será possível consultar o documento. Apesar de toda a facilidade, ainda é obrigatório emitir a CNH em formato físico. Para quem optar por fazer a versão digital, é importante saber que o procedimento não acarreta em custos adicionais. Pessoas em período permissionário (ou seja, habilitado a menos de um ano) também podem emitir a versão eletrônica. Se a carteira nacional de habilitação foi emitida antes de 02/05/2017 e não possui o QR code, será necessário se dirigir a um Centro de Formação de Condutores (CFC) e solicitar emissão de 2º via do documento.


A CNH digital só é válida para atestar se o condutor está apto ou não a dirigir. Regularização do veículo e outros serviços precisam ser feitos com o Departamento de trânsito do seu estado. Outro exemplo de documento que pode ser emitido pela internet é o licenciamento online.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS