Campo Grande Quinta-feira, 18 de Abril de 2024


Tecnologia Domingo, 08 de Agosto de 2021, 12:23 - A | A

Domingo, 08 de Agosto de 2021, 12h:23 - A | A

Coluna Tecnologia

Tecnologia a favor da sustentabilidade: 3 possíveis alternativas para a mobilidade urbana

Por Alice Bachiega

Da coluna Tecnologia
Artigo de responsabilidade do autor

Avanço da tecnologia abre um leque de possibilidades para aprimorar a mobilidade urbana de forma sustentável

iStock

ColunaTecnologia

Mobilidade em cidades grandes sempre será um assunto complexo e muito desafiador. Quanto mais pessoas, mais veículos acumulados nas ruas, o que também resulta em engarrafamentos, acidentes e emissão de gases poluentes na atmosfera. Isso certamente não é algo simples de ser controlado, mas diversas alternativas estão sendo planejadas e desenvolvidas há tempos, visando não só aprimorar a mobilidade urbana de grandes metrópoles, mas também ser mais amigável com o meio ambiente.


Muitas dessas tecnologias já estão disponíveis no mercado há alguns anos, porém até o momento só são acessíveis em países mais desenvolvidos. Ainda assim, é importante ficar atento a essas alternativas, pois a tendência é que elas se tornem cada vez mais populares em um futuro próximo. Confira três abordagens tecnológicas que podem revolucionar a mobilidade urbana:


Carros elétricos
O maior potencial de melhora da mobilidade urbana de forma sustentável está com os carros elétricos. A eletrificação dos veículos já é um fator que vem sendo explorado há alguns anos no mercado automobilístico e hoje a líder mundial nesse segmento é a China, que não só está na frente na produção de carros elétricos, mas também na corrida por energia limpa.


Várias montadoras já estão investindo mais na eletricidade para popularizar esses veículos de imediato, afinal as vantagens são grandes: além de não emitirem dióxido de carbono, eles são mais econômicos, pois não precisam de gasolina para funcionar.


Os veículos pessoais certamente são o método de locomoção preferido dos brasileiros, independente se for próprio, alugado ou adquirido através de um leilão de veículos. A tendência é que, com o tempo, essas mesmas alternativas também ofereçam veículos elétricos, dessa forma possibilitando que mais pessoas façam proveito dessa tecnologia.


Veículos autônomos
A chegada do 5G abriu um grande leque de possibilidades para a chamada Internet das Coisas (IoT), a conectividade simultânea entre incontáveis dispositivos. Graças a esse avanço será possível popularizar os carros autônomos, ou seja, que se dirigem sozinhos para destinos pré-estabelecidos.


Essa é uma tecnologia que já existe, mas ainda está longe de entrar em vigor. Quando finalmente estiver pronta para ser usada, certamente será revolucionária e promete diminuir drasticamente o fluxo de carros nas ruas, resolvendo parcialmente os grandes problemas da mobilidade urbana.


Inteligências artificiais
Hoje em dia todo smartphone conta com um assistente virtual embutido em seu sistema e essas tecnologias inteligentes podem ser grandes aliadas no trânsito. Além de fazerem o papel de guia, transmitindo orientações do GPS, essas inteligências artificiais já estão sendo aprimoradas para oferecer informações em tempo real de todas as características relevantes da estrada, do trânsito e de outros fatores que possam auxiliar os motoristas. Com o tempo, elas poderão ser integradas até mesmo ao veículo, oferecendo um suporte ainda maior.

Comente esta notícia


Colunistas LEIA MAIS