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Usabilidade e experiência do usuário no seu e-commerce influenciam o desempenho das vendas

Por Alice Bachiega

Da coluna Tecnologia
Artigo de responsabilidade do autor

Conheça facilidades que possibilitam o consumidor a navegar e finalizar compras dentro da loja online

iStock

ColunaTecnologia

Ter um site bem estruturado, que passe confiança e praticidade ao usuário, é fundamental para ter sucesso no mundo digital. Com cada vez mais concorrência, os e-commerces têm buscado a melhoria na usabilidade para levar uma excelente experiência ao consumidor.

Segundo pesquisa realizada pela Opinion Box, cerca de 40% dos usuários de e-commerce buscam agilidade e facilidade na hora de consumir os produtos de forma virtual. A pesquisa também mostrou que 29% dos usuários finalizam as compras quando o site apresenta boa usabilidade, seja na agilidade no carregamento de páginas, facilidade na busca ou boas imagens dos produtos. Números da pesquisa também mostraram que 39% dos usuários buscam boa comunicação com a empresa, isto é, agilidade nas respostas e bom atendimento online de forma geral.

Empresas especializadas em UX Design (UX, sigla para “User Experience”, ou experiência do usuário) buscam a melhoria na usabilidade dentro de e-commerces para garantir a facilidade ao consumidor e a eficiência na venda dos produtos. Jakob Nielsen, grande estudioso do tema e considerado o “pai da usabilidade”, aponta que o visual do site é um dos pontos mais importantes. Segundo ele, um site deve constar com apenas informações essenciais e imprescindíveis às necessidades do seu público visitante. Dessa forma, a interação do usuário com a plataforma se torna muito mais prática.

Além do visual, a facilidade na navegação do site é fundamental. Ter uma página intuitiva, com menus, boas imagens e clareza nas informações sobre os produtos e a marca, ajuda o consumidor a permanecer na página por mais tempo. Uma página inicial com informações sobre o que é fornecido e os principais produtos já auxilia o consumidor a encontrar o que procura. Trabalhar a segurança do site e dos usuários também torna o e-commerce mais confiável e possibilita maior taxa de conversão nas vendas.

Preocupar-se com uma versão do site exclusiva para dispositivos móveis auxilia na eficiência. Pensar páginas que funcionem de forma rápida, com layouts simples e que rodem de maneira suave, sem ter funcionalidades comprometidas em tablets e celulares de diferentes marcas, faz com que o consumidor possa acessar e finalizar a compra pelo site de vários lugares, e não apenas em um ambiente com computador.

É importante lembrar que a usabilidade é focada sempre no usuário do site, por isso uma equipe de UX Design também faz constantes testes e corrige erros que podem atrapalhar a navegação. Implantar pesquisas também é uma forma eficaz de saber o que o cliente espera do site, para implementar melhorias.

Saber utilizar bem as ferramentas faz com que os consumidores, de fato, comprem os produtos oferecidos online e a conversão realmente aconteça. Se a página tiver clareza, segurança, e a loja online for fácil de usar, os visitantes certamente se tornarão clientes.

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