![LEI DA COMPENSAÇÃO](https://cdn.capitalnews.com.br/system/fotosArtigosColunistas/D20111007_H095302_ID.jpg)
Um dos maiores segredos pra não errar na hora de se vestir é apostar na lei da compensação. Ela é a diferença entre um look sensual e um vulgar. Entre um look despojado e um desleixado. Por isso, achei importante mostrar onde está este limite e como ele é bem mais fácil do que parece. Confiram:
Obs: pra facilitar a visualização, os looks estão na galeria de fotos, ok? Logo acima do título do post.
1) Short: nos momentos de lazer, é importante combinar os mini comprimentos com sapatos flat. Na parte de cima, peças sem decotes, apenas contornando as formas do corpo, mas sem marcar. Neste look, por exemplo, a camisa pólo e o mocassim compensaram a sensualidade do shortinho.
2) Parte de cima ampla: quando a parte de cima for ampla, é importante que a parte de baixo seja justinha. Isso faz com que a silhueta fique proporcional. Aqui, a bata ganhou a companhia do jeans skinny. Mas vale uma dica importante: quando o objetivo é ter a parte de cima ampla, nada de roupas enormes, ok? Amplas sim, mas sem exagero. O exagero agrega medidas e a ideia é apenas trazer conforto.
3) Parte de baixo ampla: aqui é justamente o contrário. Quando a parte ampla está nas pernas, é preciso apostar em blusinhas ajustadas, que marquem a cintura. Isso evita que o corpo fique parecendo quadrado. O look branco total formado pela pantalona e pela regata vai à festa com a sandália pesada, o maxi colar e a carteira. No dia a dia, dá pra substituir a sandália por sapatilhas ou, nos momentos de lazer, por rasteirinhas.
4) Maxi comprimentos: peças longas diminuem a nossa estatura, por isso, salto alto é bem necessário, principalmente as espadrilles, que são a mania desta temporada. Outro ponto super importante é que a peça não seja larga, mas sim, contorne o corpo, como o vestido dessa produção. Peças longas muito largas deixam a silhueta gordinha.
5) Minissaia: seja uma saia ou um vestido curtinho, como na imagem, todo cuidado é pouco, principalmente na balada, onde a linha entre o sensual e o vulgar é bem fininha. É fundamental que a parte de cima do corpo esteja ou com modelagem soltinha, ou com decote comportado, ou com mangas. O vestido desse look uniu os três elementos e ficou sofisticado mesmo com tanta pele a mostra. Outra dica importante: salto alto é bacana, mas evite o agulha e as sandálias super decotadas. Reparem como o peep toe ficou charmoso.
6) Largo com largo: uma tendência que está chegando devagar, mas que promete tomar conta do verão 2013 é usar duas peças largas na mesma produção. Como vimos nos tópicos anteriores, isso deixa a silhueta desequilibrada. Qual é a solução? Marcar a cintura! Usar o bom e velho cinto ou deixar a blusa por dentro já garante contorno e suavidade à silhueta. Imaginem como ficaria estranho a saia longa com a camiseta solta por cima. O cinto garantiu a lei da compensação. Rasteirinha com saia longa fica bem nas altas.
7) Corset: ele deixa o corpo da gente ultra feminino, mas é extremamente perigoso. Pra equilibrar o efeito sexy da peça, use-o com calça pantalona, saia longa, saia evasê, ou seja, peças soltinhas. Olhem só a produção que eu montei: perfeita pra um casamento ou formatura. O corset todo bordado foi combinado à pantalona e ao peep toe.
8) Decote: decotes poderosos são lindos e sensuais, mas pra ficarem dentro do limite do bom gosto, precisam ser o único ponto de destaque da produção. Ou seja, decotão? Nada de mini comprimentos, decote nas costas ou fendas gigantescas. Olhem esse vestido, por exemplo. Apesar do decote profundo, o comprimento longo equilibrou a silhueta.
Viram como é simples aplicar a lei da compensação, meninas? Espero que tenham gostado.
Beijos e até a próxima sexta.
Thais Baggio
Consultora de Moda e Estilo
[email protected]
http://moda-thais.blogspot.com (dicas diárias sobre moda e estilo)
http://amolouboutin.blogspot.com
http://twitter.com/thaisbaggio