Campo Grande/MS, Domingo, 26 de Janeiro de 2020 |
27˚
(67) 3042-4141
Colunistas
Domingo, 08 de Dezembro de 2019, 12h:23
Tamanho do texto A - A+
Colunistas

IPVA: saiba como pagar seu imposto e evitar problemas em viagens

Por Raphael Granucci

Da coluna Viagens
Artigo de responsabilidade do autor

Pagamento pode ser efetuado pessoalmente ou via serviço de despachante

Divulgação

ColunaViagens

Todo começo de ano é também início dos pagamentos de impostos, principalmente com os tributos que incidem nos automóveis. Os veículos com licenciamento final 1 são os primeiros a terem a obrigação de fazer a quitação e, para evitar multas, é preciso ficar atento aos prazos do governo.

O Certificado de Registo e Licenciamento de Veículos é um imposto cobrado anualmente e é obrigatório. É este imposto que permite o veículo circular pelas ruas, e o não pagamento acarreta em multas e até a apreensão do veículo.

Em cada estado, há uma taxa diferente de renovação. Por isso, é necessário procurar o Detran ao qual o veículo está registrado. A liberação do pagamento do licenciamento 2020 é feita através do final de placa dos veículos e essas datas também podem variar de acordo com o estado.

Como licenciar o veículo
Dirija-se a um posto do Detran ou conveniado com a documentação exigida;
Se preferir, realize a consulta licenciamento 2020 pela internet. Ao atendente informe o Renavam do veículo; a partir disso a pessoa vai lhe informar sobre o valor da taxa a ser recolhida e se tiver pendências, como multas. Em seguida, emita a guia e efetue o pagamento dentro do prazo de vencimento.

Caso você faça a opção em realizar todo o procedimento por um despachante, é importante saber que é cobrada uma taxa pelos serviços do profissional.

Documentos necessários para licenciamento - além do procedimento online, é possível realizar o licenciamento presencialmente em uma unidade do Detran na cidade onde o veículo está registrado ou no Poupatempo. Para isso, é necessário apresentar o documento de identificação pessoal original e comprovante de pagamento de débitos (tributos, multas e encargos).

Tabela de licenciamento 2020
O que determina o prazo de renovação do licenciamento é o final da placa do veículo, seguindo esta norma, abaixo são os prazos para a renovação do licenciamento 2020:

Licenciamento final 1: o prazo de renovação é abril;
Licenciamento final 2: o prazo para renovação é maio;
Licenciamento final 3: prazo de renovação é junho;
Licenciamento final 4: prazo de renovação é julho;
Licenciamento final 5: o prazo de renovação é agosto;
Licenciamento final  6: o prazo de renovação é agosto;
Licenciamento final 7: o prazo de renovação é setembro;
Licenciamento final 8: o prazo para renovação é outubro;
Licenciamento final 9: o prazo de renovação é novembro;
Licenciamento final 0: o prazo de renovação é dezembro;
É sempre bom lembrar que para ter acesso a tabela é só entrar no site do DETRAN onde o veículo está registrado, esta tabela em questão é do estado de São Paulo e que cada estão pode variar as datas.

Fique atento
O vencimento para veículos com placa de final 1 é em abril. Então, é preciso monitorar para não perder os próximos prazos!

NENHUM COMENTÁRIO

Clique aqui para "COMENTAR ESTA NOTÍCIA" e seja o primeiro a comentar!
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!

LEIA MAIS SOBRE ESSE ASSUNTO

Trinix