Campo Grande Quarta-feira, 24 de Abril de 2024


Viagens Domingo, 05 de Janeiro de 2020, 08:21 - A | A

Domingo, 05 de Janeiro de 2020, 08h:21 - A | A

Coluna Viagens

Obras de Van Gogh Masp serão expostas no Brasil em 2025

Por Raphael Granucci

Da coluna Viagens
Artigo de responsabilidade do autor

MASP em São Paulo anuncia com antecedência a exposição de parte do acervo do artista holandês

Divulgação

ColunaViagens

O Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand, mais conhecido como MASP, já se prepara para uma de suas maiores exposições de arte dos últimos anos. Está previsto para 2025 a chegada de parte do acervo do pintor holandês Vincent Van Gogh, considerado um dos artistas mais importantes da história moderna no mundo. 

Em declarações à imprensa, o diretor artístico do MASP, Adriano Pedrosa, explicou que o processo de solicitação e empréstimo das obras do Van Gogh dura cerca de 5 anos e, por isso, o anúncio da exposição foi feito com tanta antecedência.

Ao todo, o trabalho de Van Gogh totaliza cerca de 900 pinturas e 1100 desenhos, todos produzidos praticamente num período de dez anos, antes do artista ser atingido por uma doença mental que o levou ao suicídio. A grande fama do pintor aconteceu, no entanto, anos após a sua morte, tendo seu auge na exposição de 17 de março de 1901, em Paris, França, com a exibição de 71 pinturas.

No caso da exposição em São Paulo, ainda não foi anunciado quais serão as obras que serão exibidas no MASP. O museu, localizado na avenida Paulista, é apenas uma das atrações do circuito cultural disponível na cidade. A capital paulista recebe anualmente milhões de visitantes, das mais variadas regiões do País, além de turistas estrangeiros dos cinco continentes.

A cidade também possui uma grande infraestrutura de serviços para receber os turistas e visitantes, com uma infinidade de hotéis, de restaurantes, de imóveis para locação, de cinemas e de parques e praças, além de serviços como aluguel de carros sp, metrô, bicicletas e patinetes.

Confira abaixo as cinco obras de Van Gogh que estão entre as mais apreciadas no mundo.

1)    Noite Estrelada, 1889
A obra retrata a vista do lado de fora da janela do sanatório onde ficou Van Gogh, em Saint-Remy-de-Provence, na França. O quadro mostra o interesse do artista pela astronomia. Um estudo feito pelo Griffith Park Observatory demonstrou que o artista representou a Lua, Vênus e várias estrelas na posição exata em que ocupavam naquela noite clara. É considerada uma das maiores obras da arte ocidental.

2)    Lírios, 1889
Somente em Saint-Rémy, Van Gogh criou cerca de 130 pinturas. Logo na primeira semana de sua estadia, começou a pintar “Irises” (Lírios), muito inspirado pela natureza do jardim do asilo.

3)    Os Comedores de Batata, 1885
Trata-se da primeira grande obra de Van Gogh. A proposta foi fazer os camponeses parecerem “ter lavrado a terra com as mãos que estão colocando no prato”, da maneira mais realista possível.

4)    Os Girassóis, 1889
Van Gogh é considerado um mestre das pinturas de naturezas-mortas e sua série sobre “girassóis” está entre as mais famosas desse tema. Elas são bem conhecidas por retratar a beleza natural das flores e por suas cores vibrantes.

5)    Autorretrato, 1889
Último dos autorretratos pintados durante a internação no asilo de Saint-Rémy. O próprio rosto destaca-se pela barba ruiva, pelos traços tensos e pelo olhar fixo que sugerem uma introspecção.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS