Campo Grande/MS, Domingo, 12 de Julho de 2020 |
27˚
(67) 3042-4141
Colunistas
Domingo, 05 de Janeiro de 2020, 08h:21
Tamanho do texto A - A+
Colunistas

Obras de Van Gogh Masp serão expostas no Brasil em 2025

Por Raphael Granucci

Da coluna Viagens
Artigo de responsabilidade do autor

MASP em São Paulo anuncia com antecedência a exposição de parte do acervo do artista holandês

Divulgação

ColunaViagens

O Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand, mais conhecido como MASP, já se prepara para uma de suas maiores exposições de arte dos últimos anos. Está previsto para 2025 a chegada de parte do acervo do pintor holandês Vincent Van Gogh, considerado um dos artistas mais importantes da história moderna no mundo. 

Em declarações à imprensa, o diretor artístico do MASP, Adriano Pedrosa, explicou que o processo de solicitação e empréstimo das obras do Van Gogh dura cerca de 5 anos e, por isso, o anúncio da exposição foi feito com tanta antecedência.

Ao todo, o trabalho de Van Gogh totaliza cerca de 900 pinturas e 1100 desenhos, todos produzidos praticamente num período de dez anos, antes do artista ser atingido por uma doença mental que o levou ao suicídio. A grande fama do pintor aconteceu, no entanto, anos após a sua morte, tendo seu auge na exposição de 17 de março de 1901, em Paris, França, com a exibição de 71 pinturas.

No caso da exposição em São Paulo, ainda não foi anunciado quais serão as obras que serão exibidas no MASP. O museu, localizado na avenida Paulista, é apenas uma das atrações do circuito cultural disponível na cidade. A capital paulista recebe anualmente milhões de visitantes, das mais variadas regiões do País, além de turistas estrangeiros dos cinco continentes.

A cidade também possui uma grande infraestrutura de serviços para receber os turistas e visitantes, com uma infinidade de hotéis, de restaurantes, de imóveis para locação, de cinemas e de parques e praças, além de serviços como aluguel de carros sp, metrô, bicicletas e patinetes.

Confira abaixo as cinco obras de Van Gogh que estão entre as mais apreciadas no mundo.

1)    Noite Estrelada, 1889
A obra retrata a vista do lado de fora da janela do sanatório onde ficou Van Gogh, em Saint-Remy-de-Provence, na França. O quadro mostra o interesse do artista pela astronomia. Um estudo feito pelo Griffith Park Observatory demonstrou que o artista representou a Lua, Vênus e várias estrelas na posição exata em que ocupavam naquela noite clara. É considerada uma das maiores obras da arte ocidental.

2)    Lírios, 1889
Somente em Saint-Rémy, Van Gogh criou cerca de 130 pinturas. Logo na primeira semana de sua estadia, começou a pintar “Irises” (Lírios), muito inspirado pela natureza do jardim do asilo.

3)    Os Comedores de Batata, 1885
Trata-se da primeira grande obra de Van Gogh. A proposta foi fazer os camponeses parecerem “ter lavrado a terra com as mãos que estão colocando no prato”, da maneira mais realista possível.

4)    Os Girassóis, 1889
Van Gogh é considerado um mestre das pinturas de naturezas-mortas e sua série sobre “girassóis” está entre as mais famosas desse tema. Elas são bem conhecidas por retratar a beleza natural das flores e por suas cores vibrantes.

5)    Autorretrato, 1889
Último dos autorretratos pintados durante a internação no asilo de Saint-Rémy. O próprio rosto destaca-se pela barba ruiva, pelos traços tensos e pelo olhar fixo que sugerem uma introspecção.

NENHUM COMENTÁRIO

Clique aqui para "COMENTAR ESTA NOTÍCIA" e seja o primeiro a comentar!
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!

LEIA MAIS SOBRE ESSE ASSUNTO

Trinix