Campo Grande Sexta-feira, 19 de Abril de 2024


Viagens Domingo, 19 de Junho de 2022, 12:23 - A | A

Domingo, 19 de Junho de 2022, 12h:23 - A | A

Coluna Viagens

Off-road: trilhas legais para fazer de carro pelo país

Por Amanda Mathias

Da coluna Viagens
Artigo de responsabilidade do autor

O Brasil tem abundância de cenários exuberantes para se explorar

iStock

ColunaViagens

O Brasil oferece cenários paradisíacos. Para quem gosta de viajar de carro e explorar o país, é possível encontrar trilhas legais para fazer uma off-road trip. É fundamental fazer um check-up no veículo antes de embarcar em uma viagem dessas. O ideal é possuir um veículo com tração 4 x 4 para não ter problema na hora de atravessar o percurso.


Uma das trilhas que leva a um destino de tirar o fôlego é a que leva a Praia de Castelhanos, na Ilhabela. É uma estrada de 22 km que atravessa a Mata Atlântica com flora e fauna locais. Dá para avistar até algumas cobras enroladas nas árvores do percurso. A estrada é irregular e demanda bastante do motorista. Além da praia, é possível curtir a Cachoeira do Gato que dá para acessar através de uma pequena trilha. É preciso levar repelente já que há bastante borrachudo por lá.


Um destino também no estado de São Paulo que pode agradar é a Pedra da Marcela, em Cunha. É preciso encarar uma pequena trilha para subir até lá. Em dias de céu claro e limpo, é possível avistar Paraty, Angra dos Reis e ainda a Ilha Grande. É uma vista que vale a pena o esforço. Muitos aproveitam para subir cedo e presenciar o nascer do sol lá de cima.


Outra trilha que vale a pena encarar é a Cânion Espraiado que fica em Urubici, no estado de Santa Catarina. São 12 km que também exigem de quem dirige já que a condição não é das melhores. No destino final encontram-se grandes penhascos com uma beleza que impressiona. É preciso pagar um ingresso para a autorização de entrada já que é localizado em uma propriedade particular.


Dá também para dar uma esticadinha para o Caminho dos Cânions mais ao sul, no Rio Grande do Sul. O ideal é evitar o verão e a primavera para a visita já que há mais incidência de neblina nessa época do ano. É possível presenciar vistas incríveis dos cânions além de curtir banhos de rio.


Já o Jalapão é uma aventura e tanto. O destino de muitos é o Parque Estadual do Jalapão que pode ser alcançado ao percorrer, por volta de, 400 km partindo de Palmas. Os cenários são diversos e se encontram piscinas naturais, além de cachoeiras, chapadões e cânions. É necessário um bom planejamento para programar uma viagem off-road no Jalapão já que não há muita oportunidade para alimentação e hospedagem já que as distâncias entre as pequenas cidades são amplas.


Dependendo do carro utilizado, é importante reforçar os itens do veículo para aproveitar a trilha sem problemas, como ter uma capota marítima Montana para proteger as malas e objetos que serão transportados. É preciso de uma boa organização para encarar essas viagens de aventura.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS