Campo Grande/MS, Quarta-Feira, 06 de Julho de 2022 |
27˚
(67) 3042-4141
Colunistas
Sábado, 13 de Novembro de 2021, 12h:12
Tamanho do texto A - A+
Colunistas

Saiba tudo que é necessário para renovar sua CNH

Por Raphael Granucci

Da coluna Viagens
Artigo de responsabilidade do autor

É importante já se preparar para renovação assim que data de vencimento de sua habilitação estiver se aproximando

iStock

ColunaViagens

Em 2021, a CNH (Carteira Nacional de Habilitação), documento de habilitação necessário para dirigir em território nacional, voltou a ter seu antigo prazo de validade de dez anos para motoristas com menos de 50 anos de idade, cinco anos para quem tem menos de 70 anos e três anos para condutores com mais de 70 anos. Mesmo com a validade estendida, quem ainda não renovou continua dentro do prazo antigo e precisa estar atento à data de vencimento, já sendo possível solicitar a renovação com até 30 dias de antecedência.


Em alguns estados, como São Paulo e Minas Gerais, já é possível renovar sua CNH diretamente pelo site do Detran, mas nos demais ainda é necessário ir até uma unidade do Detran ou a um local que preste serviços públicos (como o Poupatempo) pessoalmente. Caso o motorista perca o prazo de validade, ele ainda pode continuar dirigindo por 30 dias após o vencimento, mas, após isso, será necessário fazer a renovação para continuar.


Independentemente de realizar a renovação online ou presencialmente, será necessária a realização de um novo exame médico, em um local indicado pelo próprio Detran. No caso do processo virtual, será necessário imprimir o DAE (Documento de Arrecadação Estadual), pagá-lo e levar até o exame como comprovante. Se for presencial, geralmente, o exame pode ser realizado no próprio local, caso a renovação esteja sendo feita pelo Poupatempo, então acaba facilitando mais esse processo.


A taxa de renovação varia de R$ 80 a R$ 150, sem considerar a taxa de entrega do documento pelos Correios, que é paga à parte. Ao resolver presencialmente, basta ter em mãos a CNH e o protocolo de agendamento; dificilmente, outros documentos serão requisitados, mas pode ser necessário, caso haja alteração de endereço ou no nome (em casos de casamento, por exemplo). Sendo assim, é importante levar RG, CPF e comprovante de residência por precaução.


Motoristas com habilitação de categoria C, D e E também precisam realizar um exame toxicológico, para detecção de consumo de substâncias psicoativas. Todos com idade inferior a 70 anos precisam renovar este exame a cada dois anos e seis meses, mas o limite imposto pelo Detran é, no máximo, até a renovação da CNH. Caso o motorista já tenha realizado outro exame toxicológico em um prazo de 90 dias até a renovação da habilitação, ele pode utilizar o mesmo resultado e não precisará fazer outro.

NENHUM COMENTÁRIO

Clique aqui para "COMENTAR ESTA NOTÍCIA" e seja o primeiro a comentar!
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!

LEIA MAIS SOBRE ESSE ASSUNTO

Trinix