Criar um roteiro de férias que agrade a todos pode ser uma tarefa difícil, mas não é impossível
RDNE Stock project/iStock
..
Com a chegada das férias escolares, a preocupação de encontrar destinos para viajar com as crianças volta a ser realidade. Afinal, para que os pais descansem e as crianças se divirtam, é preciso ter um planejamento de viagem que inclua as necessidades de toda a família.
Porém, além do descanso e da diversão, alguns cuidados necessários na hora de viajar com crianças também devem entrar no planejamento e devem ser considerados na escolha do destino. Para ajudar com a programação, a seguir estão algumas dicas. Confira!
Antecedência no planejamento
Muitas vezes, em famílias com crianças, o calendário gira em torno das férias escolares. Por isso, com essas datas em mãos, é preciso começar a organizar a viagem com a maior antecedência possível. Essa programação permite que os turistas encontrem voos, acomodações e passeios com os melhores preços e evitem transtornos perto da viagem.
Escolha do destino
Escolher o destino ideal para toda a família é um dos mais importantes e mais difíceis passos. Aqui, é preciso estudar os atrativos dos possíveis destinos e entender as opções de lazer disponíveis para as crianças e para os adultos.
Caso o objetivo da viagem seja conhecer novos lugares, o ideal é pesquisar quais são os pontos turísticos principais de cada local, quais deles são apropriados para crianças, qual destino possui uma vida diurna mais interessante, entre outros fatores. Por outro lado, caso o objetivo seja um momento de descanso para os adultos, é possível optar por destinos que tenham atividades voltadas para o público infantil.
Escolha da hospedagem
Para que os adultos descansem e não se preocupem com as crianças, muitos hotéis e resorts oferecem atividades monitoradas voltadas para o público infantil, como jogos, passeios, gincanas, cinema, entre várias outras. Dessa forma, as crianças se divertem o dia todo, fazem novas amizades e aproveitam as férias, enquanto os adultos recebem o descanso merecido no final do ano.
Em qualquer destino, buscar por um hotel que ofereça esses serviços é sempre uma opção. Porém, caso o intuito seja conhecer novos lugares e culturas, é preciso inserir dias reservados para as atividades das crianças na programação. Por isso, as atividades de lazer em grupo para crianças são mais comuns em resorts e hotéis de descanso.
Novamente, na escolha da hospedagem, é preciso ter bastante planejamento com antecedência. Os hotéis voltados também para crianças são muito buscados durante as férias escolares, e a disponibilidade pode se esgotar rápido, exigindo uma organização maior por parte dos turistas.