O deputado estadual Carlos Marun (PMDB) confirmou durante entrevista ao Programa Tribuna Livre (FM Capital), na manhã desta terça-feira (01), que recebeu convite do governador André Puccinelli para continuar à frente da Secretaria de Estado de Habitação e das Cidades (Sehac).
De acordo com o parlamentar, na última sexta-feira (28), esteve reunido com o governador André Puccinelli. “Durante nossa conversa o governador disse entender como necessária a minha participação no executivo, à frente da Sehac, principalmente em virtude das metas arrojadas que ele estabeleceu para o seu segundo governo. São 50 mil moradias e ele me quer contribuindo diretamente com este programa."', pontuou.
Marun aceitou o convite, mas ponderou que gostaria de permanecer por um tempo na Assembleia para poder conhecer e estabelecer diálogos com os parlamentares, principalmente os novos, e ainda dar andamento em alguns assuntos que ficaram pendentes na legislatura passada. “Por ele (o governador), eu tomaria posse hoje e já me licenciaria para reassumir a pasta de habitação. Mas o André entendeu minhas razões e diante disso combinamos que fico como deputado estadual e na primeira quinzena do mês avaliaremos a situação”.
Ele esclareceu ainda que é muito comum parlamentares desempenharem função no Executivo. De acordo com o deputado cerca de 100 parlamentares (deputados estaduais, federais ou senadores) se encontram licenciados de seus cargos eletivos desempenhando funções no poder executivo em âmbito federal, estadual e municipal. “Me sinto honrado com o convite do governador André Puccinelli, pois convidar um parlamentar para compor o Executivo é uma forma de um governante valorizar o Legislativo”.
O parlamentar finalizou sua participação no Tribuna Livre dizendo que entende que ao elegê-lo o povo de Mato Grosso do Sul manifestou o seu desejo de que ele continuasse trabalhando pelo estado. “Fui o deputado que mais viu crescer seus votos da eleição passada para esta. E certo que muitos me preferem na Assembleia, mas também é verdade que muitos votaram em mim na esperança de que eu continuasse realizando meu trabalho na habitação. Quanto a mim, gosto de ser secretário e gosto de ser deputado. Por isso vou continuar fazendo o que até agora deu certo, ou seja, atuando onde possa ser mais útil ao grupo político a que pertenço e a população do meu Estado”, avaliou.
A definição da data do retorno de Marun para a Sehac acontecerá na primeira quinzena de março, quando será avaliado o andamento do processo de construção de unidades habitacionais em MS e, principalmente, o estagio das possíveis parcerias com o governo federal. Até lá a Secretaria será comandada pela engenheira. Mirna Estela Arce Torres, atual presidenta da Agência de Habitação Popular - Agehab.