Campo Grande 00:00:00 Segunda-feira, 25 de Novembro de 2024


Política Terça-feira, 30 de Março de 2010, 16:47 - A | A

Terça-feira, 30 de Março de 2010, 16h:47 - A | A

Zelito desiste de candidatura ao governo do Estado e PTB é assediado por André Puccinelli

Marcelo Eduardo - Capital News

O empresário pecuarista Zelito Ribeiro desistiu de se candidatar ao governo do Estado e o PTB deixa de ser alternativa para as eleições majoritárias no Estado este ano. A confirmação é do presidente regional da legenda, Ivan Louzada, com quem o Capital News acaba de conversar, via telefonema. Com isso, petebistas passam a ser cada vez mais assediados por José Orcírio Miranda dos Santos (o Zeca do PT) e André Puccinelli – que, por sinal, tem encontro marcado às 18h30 com a executiva da sigla.

Conforme Louzada, Zelito informou que pelo partido não ter muitos recursos financeiros não haveria como entrar numa disputa para ganhar. “Não podemos obrigar ninguém. Ele não é candidato mais. Alegou que não há estrutura. Hoje, campanha é muito cara e não temos dinheiro para gastar.”

A sigla deveria se coligar com PV e PCdoB. Agora, PMDB e PT querem o apoio formal.

Para o PT, uma vaga a vice e uma secretaria – caso Zeca vença a eleição – estão confirmadas para o PTB. “Isso, não ‘tá’ no papel. Mas, é certo”, diz Louzada. Já quanto a André, o presidente diz não saber qual é a informação que ele trará.

As decisões petebistas serão tomadas após o fim da Semana Santa. “Vamos deixar todo mundo rezar bastante e depois decidirmos juntos com a Executiva qual o rumo que tomaremos.”

Mas, Louzada dá a entender que não gostou muito da proposta de Zeca. “O que eu não quero é engessar o partido em 2012 [época das eleições para prefeito e vereadores]. Ou seja, se eu tiver um candidato a prefeito em Aquidauana, por exemplo, e o partido que me propôs isso tiver também, fico amarrado. Vice, pior ainda. Então, o que eu não quero é amarrar o partido visando 2012”, explica Ivan ao Capital News.

Reunião aberta

Ivan deixa claro que o pedido para encontro partiu de André e que será aberto à imprensa. “Assim como nós ouvimos o Zeca, que nos procurou, o André também procurou e nós vamos ouvir. Ele disse que queria conversar e eu propus que conversássemos eu, ele e a Executiva do partido e ele aceitou. Toda a imprensa está convidada.”

Na semana passada, outro petebista, Antônio João, suplente do senador Delcídio do Amaral se encontrou com André e o presidente da Assembleia Legislativa, Jerson Domingos (PMDB). Dentre outros assuntos, segundo o deputado estadual, foram pautados futebol, economia e política. Sobre política, disse que Antonio João informou que estava afastado das decisões do partido e que o presidente nacional Roberto Jefferson é que decidiria tudo sobre alianças. André não comentou o fato.

Agora, Ivan diz que Antonio João não tem autonomia para falar do partido. “Aquele encontro foi algo pessoal, ele não faz parte da Executiva.”

Fazem parte da Executiva e estarão na reunião desta noite, segundo Ivan: Alberto Guimarães (vereador de Corumbá); Valter Carneiro (ex-deputado estadual); Zé Miguel (vereador de Ribas do Rio Pardo); Salatiel (de Mundo Novo); e Zezinho (vereador de Bela Vista).

André desconversa sobre apoio

Na manhã desta terça, na 4ª Conferência das Cidades de Mato Grosso do Sul, André fará o que estiver “legalmente possível”. “Numa coligação se oferece tudo que é legalmente possível, ou seja, tudo que é legal, tudo que está dentro da lei. Do que estiver na lei oferecer tudo que for permitido.”

Em evento realizado à tarde, André deu a entender que o encontro seria segredo. “Não sei como a imprensa ficou sabendo. Eram poucas pessoas que sabiam”, comentou, durante evento na Governadoria.(Com colaboração de Eduardo Penedo)

Clique na imagem para acessar a galeria

..
Foto: Deurico/Capital News


Por: Marcelo Eduardo – (www.capitalnews.com.br)

 

 Veja também:

 09/03/2010 - 08:12
  Zeca oferece vaga de vice ao PTB; mas partido ainda prefere candidatura própria

 23/02/2010 - 11:52
  PTB, PV e PCdoB cada vez mais parecem consolidar grupo para candidatura própria em MS

 25/01/2010 - 17:50
  Nem Zeca, nem André; presidente do PTB confirma que partido caminha para candidatura própria ao governo

 Política - 23/11/2009 - 17:26
  Presidentes da Acrissul e Famasul descartam serem candidatos a vice de Zeca do PT

 07/12/2009 - 10:42
  Sede do PTB-MS é invadida; nada de valor foi levado e documentos foram revirados

 07/12/2009 - 11:40
  Após arrombamento, perícia analisa diretório do PTB-MS; advogado dá falta de processo e ata

 07/12/2009 - 15:00
  Sede do PTB-MS é arrombada; invasores levam documentos e deixam objetos de valor e cheque assinado

 12/01/2010 - 08:05
  PTB continua sem definir aliança em 2010 e pode lançar candidatura própria ao governo do Estado

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS