Quinta-feira, 25 de Abril de 2024


Cotidiano Sexta-feira, 22 de Novembro de 2019, 16:32 - A | A

Sexta-feira, 22 de Novembro de 2019, 16h:32 - A | A

Reviva centro

A rua 14 de Julho é a primeira da capital a adotar o embutimento de rede

Energisa finaliza retirada dos postes da Rua 14 de Julho

Laryssa Maier
Capital News

Denilson Secreta/PMCG

A rua 14 de Julho é a primeira da capital a adotar o embutimento de rede

Dia 29 de novembro está marcado a inauguração da rua

Na noite desta quinta-feira (21), técnicos da Energisa retiraram os últimos postes da Rua 14 de Julho, entre as ruas Dom Aquino e Barão do Rio Branco. Ao todo foram cortados 96 postes e suprimidos mais de 11 quilômetros de cabos de média e baixa tensão nos 1400 metros da via. O serviço teve início no dia seis de novembro. Além disso, foram retirados mais 43 em ruas transversais, totalizando 139 postes.

 

A retirada dos postes foi a fase mais esperada da requalificação, etapa que deixou a rua mais comercial da cidade de cara nova, sem a fiação que tanto interfere na paisagem. Agora, com tudo mais “limpo”, ficou mais agradável passear pelo centro.

Denilson Secreta/PMCG

A rua 14 de Julho é a primeira da capital a adotar o embutimento de rede

..

 

A rua 14 de Julho é a primeira da capital a adotar o embutimento de rede. As redes subterrâneas de distribuição são uma tendência, fazendo parte de grandes projetos de revitalização nos centros urbanos e históricos de várias cidades do país. “O principal destaque para a utilização dessa tipologia de rede é a eliminação dos cabos da rede elétrica, telefonia/internet, e também dos postes, que são responsáveis pelo grande impacto de poluição visual gerado nas áreas urbanas. Outro ponto importante é a confiabilidade do sistema, pois os componentes elétricos das redes subterrâneas não ficam expostos a eventos gerados por condições climáticas adversas, causadores de interrupção no fornecimento de energia elétrica. A revitalização da rua 14 de julho coloca Campo Grande no mesmo patamar que outras grandes capitais brasileiras, tais como São Paulo e Rio de Janeiro”, explica o supervisor de distribuição da Energisa, João Ricardo Costa Nascimento.

Denilson Secreta/PMCG

A rua 14 de Julho é a primeira da capital a adotar o embutimento de rede

..

 

Com a conclusão das obras de infraestrutura elétrica e aprovação dos ensaios de comissionamento, a Energisa energizou a rede subterrânea somente com tensão, no intuito de possibilitar a migração dos clientes de baixa tensão e média tensão para a nova rede.Segundo assessoria o trabalho mobilizou 25 equipes. A última etapa foi a retirada dos postes, que foram cortados para não danificar as calçadas já executadas. “Os desafios futuros para a Energisa serão no viés de operação e manutenção, no intuito de sempre garantir para os clientes da 14 de Julho uma energia de qualidade, sem interrupções de fornecimento”, finaliza o supervisor.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS