Campo Grande Quinta-feira, 25 de Abril de 2024


Cotidiano Sábado, 23 de Outubro de 2021, 09:51 - A | A

Sábado, 23 de Outubro de 2021, 09h:51 - A | A

Atenção

Alerta: Mato Grosso do Sul tem 58 cidades em risco de tempestade

Ventos poderão atingir até 100 km por hora; Previsão é até domingo

Elaine Silva
Capital News

 

Reprodução/INMET

Alerta: Mato Grosso do Sul terá 58 cidades em risco de tempestade

Grau de severidade: Perigo

Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um aviso e 58 cidades correm risco de alagamentos e cortes de energia elétrica, neste sábado (23).  

 

De acordo com o alerta do instituto, a chuva será entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (60-100 km/h), e queda de granizo. Risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos. 

 

As cidades que estão sob alerta são : Amambai, Anastácio, Anaurilândia, Angélica, Antônio João, Aquidauana, Aral Moreira, Bataguassu, Batayporã, Bela Vista, Bodoquena, Bonito, Caarapó, Campo Grande, Caracol, Corguinho, Coronel Sapucaia, Corumbá, Deodápolis, Dois Irmãos do Buriti, Douradina, Dourados, Eldorado, Fátima do Sul,Glória de Dourados, Guia Lopes da Laguna, Iguatemi, Itaporã, Itaquiraí, Ivinhema, Japorã, Jaraguari,Jardim, Jateí,Juti,Ladário,Laguna Carapã,Maracaju,Miranda,Mundo Novo,Naviraí,Nioaque,Nova Alvorada do Sul,Nova Andradina,Novo Horizonte do Sul,Paranhos,Ponta Porã,Porto Murtinho, Ribas do Rio Pardo,Rio Brilhante,Rochedo,Santa Rita do Pardo,Sete Quedas, Sidrolândia, Tacuru,Taquarussu, Terenos e Vicentina.

 

Tempestade de areia 

Meteorologia aponta possibilidade de novo temporal de poeira ocorrer em Mato Grosso do Sul neste domingo (24). De acordo com o Climatempo, o tempo seco dos últimos dias no estado provocou queda na umidade do solo. O centro, norte e oeste do estado registram valores entre 10 e 40% de umidade em solo. O lençol freático está muito baixo e o solo superficial seca rapidamente.  Também informado sobre uma forte incidência de temporais gera risco iminente de vendaval e a possibilidade de levantamento de poeira novamente. Os modelos meteorológicos indicam 75mm para Campo Grande em poucas horas no domingo. De forma geral, o estado deve registrar entre 50 e 80 mm. 

 

Segundo a previsão do Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima (Cemtec) há atuação de uma frente fria associada à passagem de um cavado e ao transporte da umidade que trará novas chuvas. Entre a noite/madrugada de sexta-feira e domingo há probabilidade de chuvas com tempestades acompanhadas de raios, rajadas de vento (50-100Km/h) devido ao deslocamento de um sistema de baixa pressão oriundo do Paraguai (baixa do Chaco), aliado ao avanço um sistema frontal e a passagem de cavados (áreas alongadas de baixa pressão) em superfície e médios níveis e ao transporte de umidade e calor. A tendência é que todo o Estado esteja em alerta para tempestades acompanhadas de raios, rajadas de vento e eventuais queda de granizo. 

 

Força-tarefa em Campo Grande

Com a previsão de chuva forte para este fim de semana em Campo Grande, especialmente na noite de sábado (23) até as primeiras horas do domingo (24), a Prefeitura passou a monitorar as áreas apontadas como as mais prováveis de sofrerem danos. Além disso, 460 servidores foram convocados para garantir atendimento imediato à população, caso necessário. A Prefeitura traçou um plano para limpeza das bocas de lobos nas sete regiões da cidade, intensificando o serviço nas áreas que podem receber maior volume de chuva, conforme estudo meteorológico. São elas: Vila Popular, Vila Progresso, Morenão, região do Shopping Campo Grande, Parque dos Poderes, Carandá Bosque e no Sóter. 

 

Canais de Comunicação disponíveis para a população:

Central de teleatendimento do Fala Campo Grande: 156

Defesa Civil: 199 (24 horas)

SEAS: 98471-8149 /  98404-7529

Amhasf/ Auxílio emergencial: 3314-3900

Quem quiser se cadastrar para receber alertas de tempestades da Defesa Civil de Campo Grande pode informar o Cep da residência por meio do SMS 40199

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS