Quinta-feira, 18 de Abril de 2024


Cotidiano Segunda-feira, 13 de Setembro de 2021, 10:48 - A | A

Segunda-feira, 13 de Setembro de 2021, 10h:48 - A | A

Saúde

Após redução no número de doses de AstraZeneca, Sesau adota nova estratégia

A Capital optou por antecipar a conclusão do ciclo vacinal e reduzir o intervalo

Laryssa Maier
Capital News

Edemir Rodrigues/Portal MS

Covid-19: Terceira dose reforço chegou a mais de 15 mil idosos

Vacinação contra a covid-19

Diante da redução no número de doses de AstraZeneca enviadas pelo Ministério da Saúde, que já era esperada. Estratégia adotada pela Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) deve garantir que não haja prejuízos no andamento da imunização da população.

 

A Capital optou por antecipar a conclusão do ciclo vacinal e reduzir o intervalo da aplicação da segunda dose do imunizante de 12 para 8 semanas, prevendo a diminuição no envio de doses, conforme projeções divulgadas pelo órgão federal.

 

Em maio,  o Ministério da Saúde distribuiu  aproximadamente 21,6 milhões de doses do imunizante para todo o país, enquanto que em agosto, foram 11,5  milhões de doses, ou seja, praticamente a metade.

 

Segundo o secretário, outro ponto a ser destacado é a possibilidade de evitar impactos futuros na aplicação da terceira dose e na vacinação de adolescentes que eventualmente ainda não tenham sido vacinados.

 

“Caso houvesse a necessidade de utilizarmos outro imunizante, como o da Pfizer, por exemplo, para concluir o ciclo vacinal de quem tomou AstraZeneca, posteriormente poderia faltar para a dose de reforço de idosos e também para a vacinação de adolescentes que ainda não foram vacinados”, complementa.

 

No país, cinco capitais já anunciaram que estão sem doses suficientes de AstraZeneca para concluir o ciclo vacinal da população: São Paulo (SP), Belo Horizonte (BH), Palmas (TO), Florianópolis (SC), Porto Velho (RO) e Rio de Janeiro (RJ). Alguns municípios de Mato Grosso do Sul também tiveram que interromper o calendário de segunda dose do imunizante.

 

De acordo com a assessoria, Campo Grande recebeu aproximadamente 5,8 mil doses  de AstraZeneca na última remessa enviada no dia 02 de setembro. O quantitativo deve ser suficiente para dar andamento na aplicação da segunda ao menos pelos próximos sete dias.

 

Considerando que a Capital está com o calendário adiantado em 30 dias, mesmo que haja um interrupção momentânea ou redução drástica no envio de novas doses, não deve haver atraso na imunização.

 

Comente esta notícia


Colunistas LEIA MAIS